adjetivo Que faz parte do indivíduo desde o seu nascimento; congênito. Que nasce com o indivíduo; inerente: características inatas.
Quando se diz que alguém possui “condições inatas”, significa que essa mesma pessoa nasceu com capacidades para desempenhar determinada atividade, por exemplo. O melhor jeito de compreender a diferença entre estes termos é associar nato a “nascer”, e inato a “nascer com”.
Principais pontos. Comportamento inato é o comportamento que é geneticamente determinado em um organismo e pode ser apresentado em resposta a um sinal sem que haja experiência prévia.
Nos reflexos inatos há sempre uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo. Todas as espécies animais apresentam comportamentos reflexos inatos esses reflexos são uma preparação mínima que os organismos tem para começar a interagir com o seu ambiente e para ter chances de sobreviver.
Em geral, um comportamento aprendido é aquele que um organismo desenvolve como resultado da experiência. Comportamentos aprendidos contrastam com comportamentos inatos, que são geneticamente programados e podem ser realizados sem qualquer experiência prévia ou treinamento.