O círculo trigonométrico é dividido em quatro partes iguais: 1º, 2º, 3º e 4º quadrantes. São definidos no sentido anti-horário e cortados pelos pontos cartesianos X e Y. O centro do círculo fica no ponto zero do plano cartesiano (0,0) e tem raio igual a 1.
Quer dizer que o ângulo de 800º dá duas voltas no ciclo trigonométrico e ainda avança 8º. Ou seja, ele está no primeiro quadrante.
1º quadrante: do 0° ao 90°; 2º quadrante: do 90° ao 180°; 3º quadrante: do 180° ao 270°; 4º quadrante: do 270° ao 360°.
O seno, o cosseno e a tangente de ângulos no primeiro quadrante são todos positivos.
Resposta. letra E, pois o seno é positivo no 1° e 2° quadrante, o cosseno é positivo apenas no 1° e 4° quadrante e a tangente é positiva apenas no 1° e 3° quadrante, então, como é 345° e está no 4° quadrante, APENAS o cosseno é positivo os demais são negativos.
O SINAL DA TANGENTE No primeiro quadrante, o seno e o cosseno são positivos, logo a tangente também o será. No segundo quadrante, o seno é positivo e o cosseno é negativo, logo a tangente será negativa. No terceiro quadrante, o seno e o cosseno são negativos, logo a tangente será positiva.
Matemática. A redução ao primeiro quadrante permite trabalhar as funções trigonométricas em ângulos localizados em todo o ciclo trigonométrico. ... Isso é possível graças à simetria presente no ciclo trigonométrico. Mas precisamos nos atentar para o que ocorre com os sinais das funções trigonométricas em cada quadrante.