A prova reversa é uma contra-prova fundamental para a conclusão do exame. ✓Determinação Rh: determinação do antígeno D do Sistema Rhesus nas hemácias do paciente. –Verificação da presença de antígeno Rh nas hemácias do paciente.
5- Provas de Compatibilidade : As provas de compatibilidade pré-transfusionais, também denominadas de " provas cruzadas", são realizadas com o intuito de confirmar se o sangue a ser transfundido é realmente compatível com o do receptor.
TESTE DE COMPATIBILIDADE SANGUÍNEA
O procedimento descrito no quadro é o teste de compatibilidade maior que avalia a aglutinação macroscópica e microscópica com solução salina, realizado na maioria dos laboratórios veterinários. A coleta do sangue é feita através da veia jugular, e o animal normalmente fica em decúbito lateral.
O chamado teste genético pré-concepcional de compatibilidade pode custar até R$ 5 mil em laboratórios privados, feito por meio de uma coleta de sangue e com resultado em até 20 dias.
Prova cruzada é um exame usado para testar, antes de uma transfusão sanguínea ou transplante de órgãos, se o sangue do doador é compatível com o sangue do receptor.
No sistema ABO, há dois tipos de sangue especiais: o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo; e o AB+, o receptor universal, que recebe todos os tipos de sangue desse sistema sanguíneo, sejam fator positivo ou não. Doe sangue!
Transfusões possíveis O grupo O é doador universal, e o grupo AB é receptor universal, uma vez que não há antígenos e anticorpos, respectivamente, em nenhum desses tipos sanguíneos. As setas vermelhas indicam as trocas possíveis de sangue entre os grupos sanguíneos.
A característica que diferencia as pessoas com sangue 0 do resto das pessoas é que as mesmas a contam com que seu fator Rh é possui ausência de antígenos sanguíneos a ou b. As pessoas com o sangue 0+ só podem receber transfusão sanguínea de pessoas com o sangue 0+ ou 0-0.