A tríade de Virchow, composta por hipercoagulabilidade, estase venosa e lesão endotelial, permanece sendo um modelo útil para a interação de fatores genéticos e gatilhos ambientais que causam trombose.
O surgimento de uma trombose pode estar relacionado com alterações da parede vascular, do fluxo sanguíneo ou então dos constituintes do sangue. Dentre os principais fatores de risco, podemos destacar a idade do paciente, seu histórico familiar, doenças ortopédicas, varizes e a gestação.
Trazida à luz por Rudolf Virchow, patologista e político alemão, que foi considerado o pai da patologia moderna, no ano de 1884, é composta pela lesão endotelial, alterações do fluxo sanguíneo normal (turbulência ou estase venosa) e um estado de hipercoagulabilidade, que serão descritos adiante.
Lesão Endotelial É a maior e a mais frequente influencia na indução da trombose, pois, a integridade estrutural e funcional do endotélio são essenciais para a manutenção da fluidez do sangue.
Para fazer o diagnóstico da trombose, o médico fará, inicialmente, um exame clínico, com base nos sintomas que cada paciente apresentar. Para confirmar, podem ser solicitados alguns exames, como, por exemplo: Ultrassonografia. Exame de sangue.
A vitamina K pode ser encontrada em diferentes alimentos. Boas fontes dela são o brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes. É preciso ingerir apenas 50 gramas destes vegetais para ter a quantidade diária recomendada de vitamina K.