EQST

O Qu Wallon Diz Sobre A Afetividade?

O quê Wallon diz sobre a afetividade?

O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.

O que significa a palavra sincrético?

Significado de Sincrético adjetivo Relativo ao sincretismo, à mistura de cultos e religiões diferentes, dando um novo sentido aos seus elementos. Que resulta desta mistura, desta junção de elementos distintos da fusão de filosofias, ideologias, sistemas sociais, elementos culturais.

Quais são os estágios do desenvolvimento Segundo Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Porque a afetividade é importante?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

O que falar sobre afetividade?

Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos).

O que diz Paulo Freire sobre afetividade?

Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.

O que é afetividade Para Vygotsky?

Vygotsky entende que a base do pensamento é afetivo-volitiva, ou seja, existe uma relação muito grande do afeto que os discentes têm pela matéria e/ou pelo professor com a nossa vontade, vontade esta de aprender, de entender o que é lecionado.

Como a afetividade e cognição se complementam?

A afetividade é o “combustível” para a cognição, que é o “motor”. A afetividade não se limita apenas às emoções e sentimentos – prazer, desprazer, simpatias, emoções - abrange também as tendências e a vontade, pois é necessário um desejo que mobilize o sujeito a agir em direção à sua meta.

Como o afeto influência na aprendizagem da criança?

As relações sujeito e objeto do conhecimento a afetividade se fazem presentes na mediação sutil que incentiva a empatia, a curiosidade, capaz de fazer a criança avançar em suas hipóteses no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido razão e emoção não se dissociam, visto que uma não acontece sem a outra.

Qual o verdadeiro papel da afetividade na educação infantil?

A afetividade envolvida na educação infantil revela que o educando serve de continente para a criança, para que ela possa depositar seus sentimentos, onde ela se sinta acolhida, protegida, e o professor deve lhe demonstrar paciência e atenção para que a criança possa ter mais interesse em aprender e a lidar com as ...