O teatro épico é produto do forte desenvolvimento teatral na Rússia, após a Revolução Russa de 1917, e na Alemanha, durante o período da República de Weimar, tendo como seus principais iniciadores o diretor russo Meyerhold e o diretor teatral alemão Erwin Piscator.
Teatro Épico (drama não aristotélico) - Rejeita a cartase. - O espetador deve ser desligado da ação, criando-se o efeito de distanciação. - Valoriza a narrativa – o espetador ouve a narração dos acontecimentos. - O espetador deve refletir, ser crítico.
Como característica do teatro épico, é correto afirmar que o espectador a) é envolvido emocionalmente.
Como forma de narrativa, o Teatro Épico é caracterizado, principalmente, a partir de: A)argumentação que aguça o espírito crítico, produzindo o distanciamento; busca de impacto emocional.
Distanciamento (ou estranhamento), termo usado para designar o conceito central da teoria do Teatro Épico, é o ato de desnaturalizar a ação dramática.
O teatro dramático e o teatro épico vêm de dois autores diferentes: Brecht (épico) e Stanislávski (dramático). ... Evoca sentimentos, assim como Teatro Épico; desperta emoções e proporciona uma experiência de vivência e de aderência de quem assiste, como se fosse arrebatado à cena.
Dramático: São textos teatrais, mostra personagens, suas falas, cenário e etc... Lírico: São textos que privilegiam o ''eu'' (eu - lírico), geralmente romances ou textos introspectivos. Épico: São textos que narram mitos, aventuras ou heróis.
Ainda que esteja fortemente relacionada com o teatro, a dramaturgia também se denota no cinema e na televisão. Ora, um dramaturgo pode ser autor de guiões cinematográficos e de libretos de telenovelas, por exemplo. As peças de teatro podem dividir-se em atos que, por sua vez, se podem fragmentar em quadros.
O veículo principal do drama é o diálogo, que demonstra os vínculos, as disputas entre vontades e a capacidade de decisão de cada indivíduo. Para ser dramático, o diálogo deve conduzir a tomadas de decisão.
substantivo masculino Qualquer peça ou composição teatral, feita especialmente para ser encenada. [Teatro] Peça teatral de tom menos pesado que a tragédia, em que o cômico pode se misturar ao trágico. [Figurado] Acontecimento patético ou comovente.
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.