Enxugando as estruturas para fazer um artigo a partir de seu tcc. A base de um TCC segue a seguinte estrutura: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, introdução (normalmente um referencial teórico), desenvolvimento, conclusão e referências.
O resumo deve ressaltar introdução ou contextualização (uma ou duas frases), objetivo geral, metodologia utilizada, resultados obtidos e discussão e as conclusões do estudo. Deve ser escrito por meio de frases concisas e objetivas, em parágrafo único, devendo conter entre 250 a 300 palavras.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC: Artigo Científico, estrutura do artigo científico, o que deve conter em um artigo científico, organização do texto. O trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória que sistematiza o conhecimento sobre um objeto de estudo relacionado ao curso.
15 páginas
Apesar de não haver uma regra específica quanto ao número de páginas, um artigo é menor e mais conciso que uma monografia, propriamente dita, apresentando um sistema de formatação próprio e relativamente variável, de acordo com o objetivo do mesmo.
No TCC 1, disciplina que compreende a Inscrição e defesa do Projeto, pode ser feito no sétimo período. O TCC 2, compreende a realização das atividades propostas no TCC 1, bem como a elaboração da monografia, defesa e publicação (Clique aqui para acessar a página).
A estrutura de uma monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Os objetivos de uma "Monografia" são esclarecer um determinado tema e propor formas de organizá-lo e analisá-lo. Assim, pois, em sua monografia você deve aprofundar o máximo possível a abordagem de um tema bem delimitado ou um problema específico.
A monografia é o tipo de TCC mais comum nas faculdades. Ela é um modo pelo qual o Trabalho de Conclusão de Curso é apresentado, e essa é a principal diferença entre o TCC e a monografia. Trata-se de trabalho científico utilizado para debater, analisar, averiguar uma temática específica de forma aprofundada.