O hidróxido de sódio (NaOH), popularmente conhecido como soda cáustica, é um composto químico sólido, de coloração esbranquiçada, altamente tóxico e corrosivo. Produzido em laboratório, esse composto é uma base inorgânica forte utilizado para diversos fins, sobretudo, na indústria petroquímica.
O hidróxido de sódio é uma base inorgânica.
MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Use a máscara e os óculos de proteção. Guardar em embalagem bem fechada. Estoque em lugar seco, frio e ventilado, longe de fontes de calor. SEMPRE ADICIONAR O PRODUTO EM ÁGUA, NUNCA FAÇA O CONTRÁRIO.
O hidróxido de sódio é a base inorgânica hidróxido de sódio, cuja fórmula molecular é dada por NaOH. ... Essa solução de hidróxido de sódio deve ser guardada em um recipiente de plástico, porque o NaOH reage pouco a pouco com o vidro.
Resposta. A água destilada é usada na maioria das preparações pois em sua composição há somente a água, propriamente dita, assim evitando "impurezas" e deixando a solução mais pura possível.
O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvidos no sólido.
SOLUÇÃO DE ÁCIDO CLORÍDRICO (HCl) 0,1 N Preparo da solução padrão: Medir 8,5 mL de ácido clorídrico p.a. e transferir para balão volumétrico de 1000 mL contendo 500 mL de água. Esfriar e completar o volume.
Pesar imediatamente, com o auxílio de um conta-gotas, cerca de 0,1-0,2 g da amostra em um béquer; 3. Adicionar algumas gotas de HCl concentrado (apenas o necessário para completa dissolução da amostra. ATENÇÃO: utilizar a capela e cobrir o béquer com vidro de relógio);
Começa-se por pesar uma quantidade determinada de sal dissódico de E. D. T. A. Num frasco de polietileno adiciona-se água desionizada e adiciona-se o E. D. T. A. pesado. Perfaz-se o volume até 1 litro e agita-se bem até à homogeneização completa.
1 ml de EDTA 0,1M pH 8,0. Completar com água destilada para 100 ml e autocla- var por 20 minutos. Adicionar 20 g de CTAB a 80 ml de água estéril. Aquecer até 60 °C a 80 °C para facilitar a dis- solução.
SOLUÇÃO DE FENOLFTALEÍNA (C20H14O4) a 1 % (m/v) Preparo da solução indicadora: Pesar cerca de 1 g de fenolftaleína p.a. e dissolver em 100 mL de solução de álcool etílico (C2H5OH) a 95 % (v/v). Conservar sob refrigeração. Intervalo de viragem: pH 8,2 a 9,8, passando de incolor a vermelho.
A padronização da solução de ácido sulfúrico 0,02 N foi feita pipetando 25 mL da solução de Na2CO3 para um erlenmeyer de 250 mL e adicionando 2 gotas de fenolftaleína. Titular com solução de H2SO4 0,02 N até o desaparecimento da coloração rosa. Adicionar 5 gotas do indicador alaranjado de metila.
Procedimento 2: Diluição da solução de NaOH 0,1 mol/L Medir, com o auxílio de uma pipeta volumétrica, 1,00 mL da solução de NaOH 0,1 mol/L. Transferir para um balão volumétrico de 100 mL. Completar com água até o traço de aferição. Agitar o balão para homogeneizar a solução.
Calibração
Para diluir ácidos concentrados, derrame lentamente o ácido em água, agitando continuamente com um bastão de vidro. Jamais verta água sobre um ácido concentrado. O calor de dissolução liberado pode provocar a ebulição e projeção do ácido e/ou a quebra do recipiente de vidro que o contém.
Quando em contato com a água, o ácido ioniza-se com alta liberação de calor, podendo atingir a temperatura de ebulição da água com projeção de líquido. Portanto, sempre adicione uma quantidade de água no balão volumétrico antes de adicionar um ácido ou uma base, espere esfriar e complete com o volume necessário.