O intestino grosso do cavalo é uma das estruturas mais importantes do trato digestivo onde há presença de microrganismos que realizam a fermentação das fibras e dos nutrientes não absorvidos no intestino delgado.
Cavalos não têm vesícula biliar. Isso significa que eles não têm onde armazenar a bile que é produzida pelo fígado. Essa bile é o que ajuda a quebrar e digerir os alimentos no intestino. Nos seres humanos, cães, cabras e ovelhas, essa bile é liberada pela vesícula biliar, conforme necessário.
Lisina
Apresenta a região ceco-cólica bastante desenvolvida, sendo este o principal sítio de fermentação. Este processo também ocorre na região aglandular do estômago, porém a produção de ácidos graxos voláteis é inferior, quando comparado ao intestino grosso.
Os haustros do cólon (saculações) são abaulamentos ampulares separados por sulcos transversais. ... O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide), reto e ânus. A primeira é o ceco, segmento de maior calibre, que se comunica com o íleo.
Dependendo do tipo de cólica do seu cavalo, existem diferentes opções de tratamento. Analgésicos como Banamine são usados em cada caso de cólica para ajudar a controlar a dor abdominal que pode ser bastante grave. Fluidos intravenosos podem ser necessários se o cavalo estiver desidratado ou em choque.