13 Pratos típicos da França
O melhor da Comida Tradicional Francesa
A origem da Alta Cozinha Francesa É no reinado de Luís XIV (o famoso rei-sol) que a gastronomia francesa vive um período marcante e decisivo. Este monarca, conhecido pelas suas extravagâncias em diversas áreas, implementa um conjunto de fortes alterações gastronómicas.
Pratos Clássicos
O conceito terroir originalmente relaciona extensão limitada de terra com produtos e sabores regionais. A cuisine du terroir recupera as tradições com adição de influências culturais e regionais, caracterizando, assim, uma mescla do histórico com a inovação.
De acordo com alguns historiadores, foi no reinado de Luís XIV que a gastronomia teve a sua origem, quando, de fato, os nobres da França passaram a elaborar e definir regras e normas sobre o que realmente seria comer bem ou comer mal.
A Gastronomia Francesa originou-se a partir da Gastronomia Medieval. ... Após a Revolução Francesa, com a constante visita de soldados europeus à França para realizar refeições, o Rei Luis XIV decretou a proibição de influências estrangeiras na gastronomia.
Nouvelle cuisine (em português: “Nova cozinha francesa”) é uma maneira de cozinhar e apresentar, usada na cozinha francesa a partir da década de 1970. Em contraste com a cozinha clássica, a nouvelle cuisine é caracterizada pela leveza, delicadeza dos pratos e a ênfase na apresentação.
Gastronomia contemporânea é um segmento específico da Gastronomia. Nele, o profissional tem o domínio das técnicas de preparações culinárias, além de conhecer diferentes culturas alimentares. Esses profissionais são igualmente capacitados para desenvolver empreendimentos nas diversas áreas de alimentos e bebidas.
A cozinha clássica é a reformulação, refinamento, simplificação e compilação de receitas das cozinhas medievais europeias, baseada no trabalho do Auguste Escoffier, que por sua vez baseou-se nos trabalhos de Antoine Carême, Jules Gouffé e François Dubois, La Varenne.
A alta gastronomia surgiu de um movimento francês chamado Nouvelle Cuisine (Nova Cozinha, em tradução do francês), que nasceu em meados dos anos 70. A ideologia defendia que o importante em um prato era a qualidade da apresentação, e não a quantidade de comida que era servida aos clientes.
É o caso da cozinha mediterrânea, gastronomia de países banhados pelo mar Mediterrâneo e que é baseada em alimentos mais leves e naturais e que e virou mania entre as pessoas que fazem dietas de emagrecimento.
Significado de Contemporâneo No tempo atual; que acontece ou tem seu início no presente, no tempo atual: literatura contemporânea. ... A palavra contemporâneo deriva do latim "contemporaneus, a, um", significando o que é do mesmo tempo.
Produtos certificados Ou seja, desde a extração das matérias-primas e os cuidados com a mão de obra até a chegada às mãos dos consumidores nos pontos de venda.
Nos Estados Unidos, refeições tipo fast-food e self-service começaram a ser cada vez mais apreciadas. Esses novos hábitos alimentares chegaram à Europa, com lanches rápidos, refrigerantes e alimentos mais baratos. O estilo americano também passou a comandar as cadeias de hotéis e seus restaurantes.
Cozinha Contemporânea é um segmento específico da Gastronomia, na qual o profissional é capacitado através de uma graduação de nível superior com titulação tecnológica. Quem atua na área tem o domínio das técnicas de preparações culinárias, além de conhecer diferentes culturas alimentares.
Use ingredientes de qualidade “Usar alimentos frescos e sem conservantes, deixando de lado os industrializados, é muito importante e realmente faz diferença no sabor. É um pouco mais caro usar orgânico, você ganha em textura, cor e saúde. Isso aprimora até uma receita muito simples, como uma maionese”, conta.
Ingredientes ácidos ajudam a elevar e equilibrar o sabor. Use pequenas quantidades de ingredientes com sabores ousados, como sementes de romã, pimenta chipotle ou coentro. Dê um sabor intensificado com condimentos de boa qualidade, como mostarda com sabor, wasabi, purê de feijão e salsas.
Como combinar sabores?
15 temperos que deixarão suas receitas mais saborosas
8 temperos para ter em casa e dar mais sabor aos seus pratos
Os principais tipos de temperos naturais
Os melhores temperos para temperar carnes
Uma grande dica da chef para garantir a maciez e suculência é “selar” a carne, ou seja, dourar a sua superfície em gordura muito quente, evitando a perda de seus sucos naturais. Para evitar a perda dos tais sucos naturais, outro truque é não espetar o bife quando frita, mas usar uma pinça.
Ingredientes: Cebola granulada, alho granulado, salsa, pimentão vermelho, tomate em flocos, cebolinha verde importada, oregano, cenoura granulada, alho frito. Tempero que pode ser usado em quase tudo, principalmente em carnes, molhos e caldos.
Os diferentes sabores dos temperos naturais
Ervas
siga Raquelícias nas redes sociais
Descubra os principais temperos do Brasil
Conheça algumas opções de condimentos e ervas que podem substituir o uso do sal e proporcionar benefícios à saúde