Os verbos se conjugam da seguinte forma: o pretérito perfecto compuesto é formado pelo verbo auxiliar haber no presente do indicativo mais o verbo principal no particípio. O particípio permanece invariável, ou seja, não faz concordância com o sujeito, que é expresso pela pessoa na qual o verbo haber é conjugado.
Os verbos criados por neologismo em espanhol são, em sua maioria, de primeira conjugação....As três conjugações do verbo em espanhol.
O pretérito imperfeito é usado para expressar o que ocorreu no passado sem necessariamente indicar o início ou o fim do ocorrido. Isso significa dizer que o importante é o curso e a duração da ação.
O poema tem a predominância do tempo pretérito imperfeito para reforçar. (A) a percepção do eu lírico quanto ao passar do tempo. Explicação: O pretérito imperfeito do indicativo é utilizado para descrever ações habituais no passado ou que tiveram início no passado mas ainda não foram concluídas, adentrando no presente.
O pretérito perfeito é usado para descrever ações totalmente concluída no passado. Já o pretérito imperfeito é usado para descrever ações habituais no passado ou que não foram totalmente concluídas.
Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).