EQST

O Que So Sulcos Nos Dentes?

O que são sulcos nos dentes?

O que são os sulcos dentais? Aqueles pontinhos mais escuros que você enxerga sobre o dente e muito se assemelha ao início de uma cárie, às vezes não é. ... Mas conforme o profissional explica, os sulcos dentais fazem parte da anatomia da face oclusal dos dentes posteriores.

O que é margem gengival?

Margem gengival: É a borda que delimita o zênite gengival. É a margem da gengiva marginal livre. Usada como parâmetro em exames clínicos (retração gengival e bolsa periodontal). Sulco Gengival: É um espaço localizado entre o epitélio juncional e a margem gengival.

Porque a gengiva tem aspecto de casca de laranja?

O epitélio gengival é pavimentoso estratificado queratinizado. A lâmina própria apresenta numerosas papilas conjuntivas, se interpondo ao tecido epitelial, o que determina a superfície granulosa da gengiva inserida, semelhante à casca de uma laranja.

Qual a principal célula do cemento?

Células: Cementoblastos: Responsáveis pela formação da matriz intrínseca do cemento. Apresentam forma arredondada, com citoplasma basófilo, assemelhando-se aos osteoblastos. Cementócitos: São os cementocitos que ficaram aprisionados na matriz do cemento durane sua formação.

O que é o cemento radicular?

O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente. Não possui vasos sanguíneos, linfáticos, inervação e não é remodelado, mas permanece em contínua deposição. O osso alveolar é formado com parte da mandíbula e maxilar que são suporte dos dentes.

Quais são as diferentes características histológicas do cemento?

Histologia do cemento: O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal à raiz do dente. ... O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem…

Quais os tipos de cemento?

Há dois tipos de cemento: cemento celular e cemento acelular. O tipo acelular apresenta coloração clara, é amorfo e não é formado por cementoblastos aprisionados na matriz, como ocorre durante a formação do cemento celular. As fibras que se inserem pelo cemento são as fibras de Sharpey.

O que são as linhas incrementais do cemento radicular?

Características Microscópicas. Linha de Retzius: Linhas incrementais ou estrias horizontais que apresentam coloração marrom. Linha neonatal: É uma linha de retzius pronunciada que corresponde ao nascimento do indivíduo, desta forma, separa o esmalte formado no período pré-natal daquele formado depois do nascimento.

O que é deiscência óssea?

As deiscências ósseas podem ser conceituadas pelo aumento da distância entre a junção cemento-esmalte e a crista óssea alveolar vestibular ou lingual (Fig. 1). As fenestrações ósseas equivalem a uma interrupção na continuidade do osso alveolar vestibular e lingual, que expõe uma pequena região radicular (Fig.

O que é deiscência na odontologia?

As deiscências e as fenestrações são defeitos do osso alveolar que favorecem a progressão de algumas patologias que envolvam reabsorção óssea alveolar, como a doença periodontal e danos mucogengivais durante o tratamento ortodôntico ou procedimentos cirúrgicos estéticos, os quais podem ser seriamente afetados, com a ...

Qual é a função do ligamento periodontal?

As funções principais do ligamento periodontal são, para além da sustentação do dente no alvéolo e da função sensorial, pela sua abundante inervação, a transmissão de forças oclusais ao osso alveolar de suporte, formação de células e nutrição deste, bem como do cemento e da gengiva.

Qual a função da periodontia?

A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.

Como é feito o tratamento de periodontia?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Quando devo procurar um periodontista?

Quando tiver qualquer problema ou desconfiança relacionado às suas gengivas ou tecidos de suporte dos dentes: gengivite, sangramento gengival (espontâneo, ao escovar ou passar fio), retrações gengivais, hipersensibilidade radicular, formação excessiva de tártaro (cálculo dental), dentes amolecidos, alterações na ...

Como é feita a periodontia?

A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.

Como é feita a raspagem dos dentes?

A raspagem pode ser feita manualmente e/ou com o uso de instrumentos ultrassônicos. O procedimento inicia-se com um exame completo da sua boca. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que remove a placa bacteriana por meio de vibrações.

Como é o tratamento de periodontite?

Seguem algumas dicas de como prevenir problemas gengivais e periodontais:

  1. Escovar os dentes em intervalos regulares. ...
  2. Passar o fio dental entre os dentes, uma vez que nestas regiões a escova de dente não consegue limpar. ...
  3. Realizar manutenções periodontais frequentemente. ...
  4. Trocar restaurações que não estejam satisfatórias.

Como é o processo de raspagem nos dentes?

O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva.