Podemos considerar um solenoide como um enrolamento de fio condutor que acompanha ou envolve a superfície de um cilindro. Esse condutor enrolado na forma helicoidal também é chamado de bobina longa e, diferentemente da bobina plana, aqui o comprimento é considerável em relação ao seu raio.
Quanto maior for o número de voltas de fio ou de espiras, mais linhas de força do campo magnético serão produzidas no local e, portanto maior será a "inércia" que o componente apresentará diante de variações da intensidade da corrente.
A agulha sofre um desvio, como se estivesse próxima ao pólo de um imã. Alunos devem notar que esse desvio se dá para a direção perpendicular à do fio (uma concepção muito comum - inclusive dos cientistas da época de Oersted - é de que a agulha da bússola vai se alinhar com o fio).
Quando os cabos para recarga de bateria são colocados de maneira invertida, a polaridade do sistema elétrico do veículo juntamente com a bateria descarregada será revertida em poucos segundos. Isso poderá danificar muitos componentes eletrônicos que são comuns nos veículos. Tais como computadores de bordo e sensores.
Resposta. Para que o campo magnético não seja afetado e com isto ela não venha a apontar o Norte na direção errada.
1 - O campo magnético no motor do carro possibilita que os motores tenham a rotatividade correta e também que o carro possa andar de forma correta. 2 - A polaridade do imã, caso invertida, vai causar um afastamento dos demais imãs.
O campo magnético terrestre é importante para evitar a entrada de partículas vindas do Sol e possibilita a existência das bússolas. A agulha imantada de uma bússola aponta para o norte geográfico, pois o campo magnético gerado pela agulha alinha-se ao campo magnético terrestre.
Sem um campo magnético, a vida na Terra seria inviável. É graças ao magnetismo do planeta, combinado a seu movimento de rotação, que existe a atmosfera, camada de ar que nos impede de ser completamente tostados pela radiação e sofrer com a influência dos ventos solares – partículas carregadas que o Sol emite.
Campo magnético pode ser definido como a concentração da força magnética criada em volta da carga em um espaço. ... Assim, o imã desenvolve o campo magnético da mesma maneira que a massa desenvolve o campo gravitacional e a carga elétrica cria o campo elétrico.
A principal função dele é a manutenção da atmosfera e, consequentemente, da vida na Terra. O campo magnético protege as camadas de ar ao minimizar ataques de ventos solares. Sem tal defesa, as partículas lançadas pelo Sol arrancariam a atmosfera do planeta.
Resposta. A atmosfera possui gases constituintes na Terra e que possibilitam a existência de vida. Encontram-se lá 21% de oxigênio e 78% de azoto, aproximadamente. ... Ele também permite que fique retido um pouco do calor emitido pelo sol, mantendo a terra quente mas sempre com uma temperatura constante.