Para saber o local de prova, há três alternativas: a) procurar a agência dos Correios onde a inscrição foi efetuada; b) acessar o endereço do Inep na Internet (www.inep.gov.br/enem); c) ou ligar para o serviço "Fala, Brasil!", do MEC, no telefone
Os locais de prova do Enem oferecem bebedouros (e essa é uma oportunidade para dar uma esticada nas pernas), mas, se preferir, você pode levar uma garrafinha de água mineral ou um isotônico.
Caso o aparelho toque na sala, será eliminado do Enem. Bolsas, mochilas e guarda chuva: O candidato poderá levar bolsas, mochilas e o guarda chuva, porém, devem ser colocados debaixo da cadeira ou na frente da sala (cada coordenador deve adotar alguma medida) e não poderá usar durante a prova.
Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova.
Não é permitido entrar na sala de aplicação do exame com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua ou corretivo, livros e anotações ou qualquer dispositivo eletrônico, como calculadoras, telefones celulares, pen drive, gravadores, relógios, fones de ouvido e afins.