(UEPG) A membrana plasmática é a estrutura que delimita o conteúdo celular, separando-o do meio externo. Além de proteger, a membrana plasmática controla a entrada e saída de substâncias na célula.
Nas bactérias são encontrados três: Membrana externa, membrana interna e tem a capsula.
Dos envoltórios externos à membrana plasmática temos o glicocálix, a parede celular e as capsulas: Glicocálix: Presentes em células animais e de muitos protistas. É uma camada frouxa de glicídios, associados a lipídios e às proteínas da membrana. ... *Protoctistas: é formada por sílica ou celulose.
A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares, sendo encontrada, assim, tanto em células procarióticas, quanto em células eucarióticas. Ela desempenha várias funções essenciais para a manutenção dessas estruturas.
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.
As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.
As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. ... São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa.
A célula eucarionte apresenta núcleo, sendo essa a principal característica usada para diferenciá-la de uma célula procarionte. Essas últimas, além de não apresentarem núcleo verdadeiro, são desprovidas de organelas.
Introdução à Biologia/Célula/Estrutura e organização da célula/Núcleo
Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas: