Modo de preparo: Bata os ovos com sal e pimenta-do-reino e reserve. Separe em uma travessa o fubá. Agora faça as folhas empanadas, passando primeiro pelo ovo, retire o excesso, depois pelo fubá. Aí é só fritar em óleo bem quente, por cerca de 30 segundos de cada lado até ficar dourado.
Peixinho – Agora é só higienizar as folhas do peixinho enquanto esquenta o óleo a 180°C. Passe as folhas na massa e frite no óleo. Deixe escorrer em uma assadeira com grelha ou papel toalha. Tempere com mais uma pitada de sal enquanto está quente e sirva.
A orelha-de-lebre é uma planta herbácea perene de altura entre 20 e 40 cm de altura e até 35 cm de diâmetro cada muda. O seu formato é em roseta basal com folhas simples, ovais alongadas cobertas por pequenos pelos esbranquiçados que dão a impressão de veludo. Portanto, daí advém o apelido de orelha-de-lebre.
Uma das hortaliças que mais chama a atenção é a peixinho. Como o próprio nome diz, a espécie de folha aveludada e aparência de alface tem sabor muito parecido com o de peixe, e pode ser consumida de várias maneiras.
Lave bem as folhas do peixinho da horta e seque-as muito bem com um pano de prato limpo ou papel toalha. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fubá e a maisena, se for usar. Junte a água, o ovo (se for usar), o limão e tempere com sal e pimenta do reino.
Estes são alguns dos nomes populares utilizados para se referir a essa hortaliça nativa da Turquia, da região do Cáucaso e da Ásia Central. Por aqui, no Brasil, o cultivo de peixinho da horta ocorre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, principalmente em locais de clima ameno.
A infusão de suas folhas atua no organismo nas afecções dos pulmões e por esse motivo o peixinho-da-horta também é conhecido pelo nome de pulmonária. A espécie é uma boa alternativa de chá para quem está gripado ou resfriado, sendo indicada na literatura como um antigripal, anticefaléico e antipirético.
Modo de preparo Empane as folhas do peixinho: primeiro na mistura de farinha com água e depois na farinha para deixar crocante; Leve para fritar em óleo quente até ficarem douradinhas; Sirva com limão e aproveite!
A columeia-peixinho precisa de muita luz, mas não direta, pois assim as suas folhas ficam queimadas. Para cultivá-la dentro de casa, coloque-a em uma janela voltada para o sul ou leste, evitando que ela receba muita luz durante o dia. Essa planta também pode se dar bem sob uma lâmpada UV de cultivo.
Modo de preparo. Misture a fécula com um pouco de água e sal. Passe o peixinho na mistura e depois na farinha de mandioca. Frite em óleo quente.
Para aquele lanchinho leve e nutritivo, você pode fazer um chips com ora-pro-nóbis. Você só precisa lavar as folhas, esperar elas secarem, pincelar azeite sobre elas, jogar um temperinho e levá-las ao fogo. É necessário deixar cada lado na panela por 2 minutos.
Não existe uma fórmula de quantas folhas de ora-pro-nóbis se deve comer por dia, mas elas possuem baixo teor calórico, contendo apenas 26 calorias para cada 100 gramas da folha — e mais um monte de nutrientes. E, além de tudo, as vantagens de consumi-la vão além na nutrição.
Modo de Preparo:
Processos de desidratação do ora-pro-nóbis Para replicar o método de desidratação ao sol, é preciso higienizar as folhas e cortar porções maiores. O segundo passo é depositar as hortaliças em uma assadeira ou forma de vidro ou alumínio, diretamente sob o sol. Deve-se proteger as folhas de poeira e de insetos.
O apelido carne de pobre dada a ora-pro-nóbis se deve a quantidade de proteína que contém em suas folhas. A cada 100 g tem mais ou menos 20 g de proteína —esse valor é correspondente, por exemplo, a uma dose de whey protein ou a três ovos.
* Ora-pro-nóbis é uma espécie de cacto. Sendo assim, é comum que solte uma baba quando cozido ou super aquecido. O ideal é apenas jogar os brotinhos na frigideira bem quente com o fogo já desligado enquanto salteia, para evitar que solte a baba característica da espécie.
Da família das cactáceas, a ora-pró-nobis (Pereskia aculeata) tem origem nas Américas e é uma planta trepadeira, podendo ser cultivada em vasos (do tipo cuia) e no solo, tendo alambrados ou outro tipo de estrutura para se apoiar.
Para que serve a planta ora-pro-nóbis? 5 benefícios dessa hortaliça
Benefícios da ora-pro-nóbis
A razão desse uso é extremamente simples. A Ora Pro-nóbis é rica em diversos nutrientes como as vitaminas A, B e C, minerais como ferro, magnésio, fósforo e cálcio, e ainda fibras e proteínas.
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Mais conhecido entre os vegetarianos, o ora-pro-nóbis é um vegetal versátil e fica perfeito em receitas com frutos do mar, sucos, caldos verdes e saladas. Pode ser consumido cru ou refogado, em substituição de outras hortaliças mais comuns como a couve, o agrião e o espinafre.
Os pesquisadores veem evidências de que o consumo da hortaliça reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, assim como tornam o sangue menos propenso a formar coágulos. A ora-pro-nóbis tem efeito depurativo, ou seja, efeito de “limpar o organismo”.
As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante. O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta, pois acalma e equilibra essa função orgânica), agitação e tristeza profunda.