O barroco surgiu na Itália após o Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, que reuniu a cúpula da Igreja Católica e em que se decidiu pela oposição a certas inovações propostas por segmentos reformadores da Igreja. ...
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
O impressionismo é uma arte visual, onde a representação do que se vê é o tema central das obras do movimento. ... Os impressionistas buscavam retratar os objetos através do contraste de cor e luz, onde as próprias pinceladas dos pintores se tornam uma marca de luz e sombra na tela.
Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
O impressionismo é um movimento artístico surgido na França em 1870. Rompendo com a estética vigente na época, seus artistas não se preocupavam em retratar a realidade com precisão; mas sim que as obras fossem vistas em si mesmas. Trata-se da captura de uma cena a partir do olhar do pintor, um recorte.
Os pintores impressionistas queriam captar a luminosidade, sombra e cor das paisagens. Por isso pintavsm o mesmo quadro em diferentes horas do dia.