Isso quer dizer que o equipamento fica funcionando continuamente, 24 horas por dia. Devido a isso, temos algo que chamamos de “chamada de rotina”. Esse recurso faz com que o scan execute somente quando tiver algo novo para fazer.
A pergunta “O que é um CLP?” é muito comum para quem está estudando automação industrial e quer mergulhar nos avanços tecnológicos desse setor. Essas três letras significam “Programmable Logic Controller”, traduzindo Controlador Lógico Programável.
Existem estas duas siglas porque PLC (Programmable Logic Controller) correspondente ao nome do equipamento em inglês, enquanto CLP (Controlador Lógico Programável) está se referindo ao nome do equipamento em português.
O primeiro CLP foi criado em 1968 quando a Associação BedFord, uma companhia em Bedford, desenvolveu um dispositivo chamado Controlador Modular Digital para a General Motors (GM).
Por serem eletromecânicos, os relés que eram utilizados nos dispositivos de controle apresentavam as seguintes desvantagens:
Um CLP de segurança é um equipamento que traz todos os benefícios de um sistema de CLP convencional, podendo ser utilizado tanto em aplicações de segurança simples quanto em aplicações mais complexas. ... Nota-se que um CLP de segurança se mostra como uma excelente solução, sendo muito mais prático do que um CLP comum.
A principal vantagem de representar as lógicas de controle por meio de diagramas Ladder é que permite à engenheiros e técnicos de campo desenvolver "códigos" sem conhecimento prévio de outras lógicas de programação como o FORTRAN ou o C, devido à familiaridade com a lógica a relés.
O diagrama Ladder é a linguagem mais utilizada e clássica para programar CLP por ser uma linguagem fácil de ser entendida, pois é muito semelhante com as lógicas de contatos de comandos elétricos como pode ser visto na figura na figura abaixo.
Dentro destes aspectos, a IEC 61131-3 define cinco linguagens de programação:
Linguagem Ladder Esta linguagem é a mais comum utilizada na programação gráfica dos CLPs. A lógica de relés e os contatos elétricos para a realização de circuitos de comando de acionamentos é a forma como ela age no sistema.
Os CLPs têm, basicamente, dois modos de operação: o modo RUN e o modo PROGRAM ou STOP. Estes são selecionados através de um comutador que se pode encontrar no frontal do CLP, na console de programação ou através do software de programação.