Filotaxia. ... Existem três tipos básicos de filotaxia: oposta, verticilada e alternada. A filotaxia é oposta quando existem duas folhas por nó, inseridas em regiões opostas. Quando três ou mais folhas inserem-se no mesmo nó, a filotaxia é chamada verticilada.
É o modo de inserção das folhas ao longo dos ramos.
As folhas podem ser agrupadas em dois grupos básicos: folhas simples e folhas compostas. As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos.
Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos....Quanto à superfície:
São funções quase que exclusivas das folhas:( ) respiração.
Designação de elementos estruturais salientes da espessura de lajes para o aligeiramento destas.
Têm a função de dar estabilidade lateral às vigotas, travando o painel da laje e aumentando assim a rigidez do conjunto, reduzindo vibrações e deformações na laje. ... Também são indicadas para distribuir eventuais cargas concentradas sobre a laje.
Como posicionar nervuras de lajes
Laje nervurada é um tipo de laje maciça feita com nervuras de concreto interligadas entre si por uma capa ou mesa de compreensão. Ela é recomendada para obras com grandes vãos, maiores que 5 metros. Além de proporcionar uma bela estética, a laje nervurada usa menos concreto, o que traz economia para a obra.
No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
Laje é o elemento estrutural de uma edificação, responsável por transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, e destas para os pilares. ... A laje maciça, pouco utilizada atualmente, é altamente resistente e oferece bom isolamento acústico e térmico.
As lajes são elementos planos bidimensionais, onde o comprimento e a largura são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a espessura. Também são chamadas de elementos de superfície ou placas. As lajes podem ser de concreto armado ou protendido, de madeira ou aço.
Laje Pré-Moldada Essa é o tipo de laje mais popular e com o melhor custo-benefício para uma obra. Isso porque, ela já vem pré-construída para a construção, e é necessário apenas encaixá-la e finalizá-la. Por conta disso, ela é muito indicada para projetos arquitetônicos residenciais de pequeno e médio porte.
COMO MONTAR LAJE PRÉ-MOLDADA?
A Laje é uma estrutura formada por concreto e aço que pode assumir diversas formas de acordo com a sua aplicação. Elas é a responsável pela distribuição do peso, ou seja, é sobre a laje que estarão dispostos os móveis, máquinas, mas principalmente as pessoas.
Chama-se laje maciça a laje de concreto armado com espessura constante, moldada in loco a partir do lançamento do concreto fresco sobre um sistema de formas planas. Os tipos de lajes maciças se referem mais ao tipo de vínculo da laje com as vigas, que podem ser: Apoiadas em todas as direções; Apoiada em duas direções.