Victor Meirelles
A obra A primeira Missa no Brasil (1860) realizada pelo artista catarinense Victor Meirelles trata da representação de um Brasil em vias de colonização. ... A participação no salão garantiu a Meirelles à conquista de ser o primeiro artista brasileiro a representar o Brasil em mostra internacional.
1 O que mais chamou sua atenção nessa obra? Resposta pessoal. ... O altar está em um plano superior e é iluminado pelo sol, contrastando com outros elementos da paisagem representados na obra.
abril de 1500
A primeira missa realizada no Brasil foi um marco histórico, pois simbolizou o início da entrada do cristianismo numa terra habitada por milhões de indígenas. ... Essa missa inaugural foi realizada pelo frei franciscano Henrique de Coimbra, que chegou ao Brasil na esquadra de Cabral.
A primeira missa realizada no Brasil pelo Frei Henrique, foi no dia 26 de abril de 1500. segundo narra a carta de Pero Vaz de Caminha, foram colocados 1000 homens, entre oficiais e marinheiros, e cerca de 200 índios que permaneceram sentados ouvindo a celebração.
d) Como foi a primeira missa realizada pelo frei Henrique em território brasileiro? Qual foi a reação dos índios? Segundo a descrição de Caminha, armou-se um altar no pavilhão e a missa foi rezada em voz entoada e ouvida por todos com muito prazer.
História - 22 de abril de 1500: Esquadra de Pedro Alvares Cabral chega ao Brasil. segunda-feira, 20 de abril de 2015. A chegada da esquadra portuguesa na costa brasileira foi relatada ao Rei de Portugal por Pero Vaz de Caminha em carta.
O dia 22 de abril é marcado em nosso país como o “dia do descobrimento do Brasil”, ou seja, o dia que os portugueses chegaram aqui, no ano de 1500, o que se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral.
O Descobrimento do Brasil aconteceu em 1500 em meio ao processo das Grandes Navegações e Expansão Marítima portuguesas. As primeiras caravelas a aportar em solo brasileiro eram lideradas por Pedro Álvares de Cabral.
Resposta. Os portugueses viam os índios como inferiores por conta de seus costumes, vestimentas e cor de pele. Os índios viam os portugueses, em suas caravelas grandiosas e montados em cavalos como deuses.
Antes da chegada de Cabral, o Brasil era habitado por povos de diversificada cultura, que os portugueses achavam ser todos iguais. Antes da chegada do portugueses em terras brasileiras, a região há era habitada por milhões de nativos.
Resposta. Os indígenas não mostraram . A coroa portuguesa fazia expedições chamadas bandeiras , e foi delas que descobriram sobre o ouro ..
Olá, O encontro entre portugueses e indígenas foi um choque de culturas, onde os índios estranhavam a tecnologia e poder militar dos portugueses, enquanto os mesmos espantaram-se com os hábitos dos índios, não terem construções sofisticadas, nem serem cristãos, etc.
relações entre nativos e colonizadores. Os índios reagiram de formas diversas à presença dos colonizadores e à chegada de invasores, como os holandeses e franceses. Veja abaixo algumas das formas de reação.
primeiro deles está no fato dos portugueses estarem todos posicionados ao lado direito da tela, ao lado do mar. ... E se por um lado os portugueses estão reunidos à direita da cena, os nativos encontram-se do lado esquerdo, simbolizando o desencontro de dois mundos culturais completamente antagônicos.
Aliás, foram os europeus que chamaram de índios os povos nativos da região. ... Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no continente americano tomaram posse das terras e logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, chamados pelos portugueses de “selvagens”.
Desde os contatos iniciais com os indígenas, os portugueses, de um modo geral, desenvolveram uma visão ambígua sobre eles. O próprio Caminha, em sua carta ao rei Dom Manuel, descreveu-os como "rijos, saudáveis e inocentes". Ao mesmo tempo, comparou-os com animais, chamando-os de "gente bestial e de pouco saber".
os índios recebiam presentes dos portugueses, como instrumentos e ferramentas, espelhos, facas, foices, e em troca os índios trabalhavam fornecendo a madeira pela qual os portugueses tinham interesse, o Pau-Brasil.
No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.
Os indígenas foram primeiramente escravizados justamente por ser o único grupo disponível em grande quantidade para que os portugueses pudessem explorar. A escravização dos indígenas era mais barata, mas uma série de fatores tornavam-na mais complicada de sustentar-se.
A fuga para regiões mais distantes, a indisponibilidade para o trabalho intensivo exigido pela Coroa e a presença jesuíta na defesa dos índios fizeram com que os portugueses repensassem formas de mão de obra para a lavoura de cana-de-açúcar. A escravidão africana mostrou-se lucrativa e mais vantajosa do que a indígena.
Verificado por especialistas. Os indígenas foram representados de maneira naturalmente selvagem, se mostravam espantados e tinham certo estranhamento pela própria figura central, o Frade, pelo "ritual" que acontecia.