Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade. Vale comentar, que quando o cliente deseja assentar peças de cerâmica na parede, são necessários somente as camadas de chapisco e emboço.
Emboço – É composto por areia, cimento, água e cal, e sua função principal é fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais lisa para receber o reboco. Quando uniforme, apresenta ainda a função de vedação, dificultando a chegada de água e agentes agressivos à alvenaria.
O emboço é preparado a partir de uma mistura de cimento, cal e areia, em um determinado traço, de acordo com o resultado que se deseja obter. O emboço utilizado para aplicação em uma parede utiliza cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8.
O emboço é executado com um traço de 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal, areia grossa ou média e água. A cal é utilizada para fornecer à pasta maior flexibilidade, melhor aderência e melhor trabalhabilidade.
b) Massa para Enboço: Entenda que um traço de massa 6x1 (seis por um) para emboço refere-se a: seis baldes de obra de areia lavada peneirada + um balde de obra de cimento, com adição de um balde de obra de clarofilito (6+1+1= 8 baldes). Essa é uma medida padrão para emboços firmes e consistentes.
Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.
Como consertar papel de parede que descolou nas bordas – Com a ajuda de um pincel pequeno, passe um pouco de cola adesiva de reparos na parte que está solta. Tenha bastante cuidado ao passar a cola e lembre-se de passar cola por toda a área seca, para que todas as partes tenham cola.