Subtraia o menor valor do maior para encontrar a diferença. Por exemplo, se estamos observando a molécula HF, subtrairemos o valor da eletronegatividade do hidrogênio (2,1) daquele do flúor (4,0). 4,0 - 2,1 = 1,9.
Pesquisas realizadas a partir de análise de livros didáticos de Química do Ensino Médio revelam que o conceito de eletronegatividade geralmente é definido como: "capacidade que os átomos de determinado elemento possuem para atrair elétrons" ou "força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação".
Eletronegatividade é a tendência de um átomo de um elemento químico receber elétrons e formar um íon negativo, a tendência dele atrair elétrons. A eletronegatividade pode influenciar muito no comportamento dos átomos.
Portanto, quanto mais à esquerda e na base da tabela estiverem, menos eletronegativos eles serão. Isso significa que, observando a organização dos elementos, o Flúor (F) é o componente mais eletronegativo. Apesar de não estar à extrema direita, ele é o primeiro elemento logo depois dos gases nobres.
A eletronegatividade é a capacidade é a força de atração que uma substancia tem de receber eletrons. A eletronegatividade aumenta de acordo com a diminuição do raio atômico . Como o flúor tem o menor raio logo é o mais eletronegativo.
Nesse sentido cresce, então, a atração entre os elétrons e o núcleo, ficando menor o raio atômico e aumentando a eletronegatividade. Desse modo, o elemento mais eletronegativo é o Flúor (4,0) e o menos eletronegativo é o césio (0,7).
Resposta. Da esquerda pra direita na tabela periódica tem os elementos de menor eletronegatividade aos de maior eletronegatividade, quanto mais próximo do lado direto mais eletronegativo.
A energia de ionização do cátion é maior por que o elétron está mais próximo ao núcleo do que quando o átomo está no estado fundamental. Assim, a atração entre eles é maior, sendo mais difícil retirar o elétron do cátion.
O sódio apresenta maior raio atômico que o cloro por estar mais à esquerda na Tabela Periódica e, principalmente, por ter um número atômico menor que o do cloro. Por isso, o sódio é o mais eletropositivo e tem tendência de perder elétrons para o cloro.
H-O
HF, HCl e H2O são polares porque nos três compostos o hidrogênio está ligado a elementos muito eletronegativos. H2 e O2 são apolares, pois não há diferença de eletronegatividade nas moléculas.
Para determinar se a molécula é polar, basta verificar se o número de nuvens existentes no átomo central é diferente do número de átomos iguais ligados a ele. Veja alguns exemplos: HCN.