Pressupostos e subentendidos são informações implícitas num texto, não expressas formalmente, apenas sugeridas por marcas linguísticas ou pelo contexto. ... Os pressupostos são de mais fácil identificação, estando sugeridos no texto. Os subentendidos são deduzidos pelo leitor, sendo da sua responsabilidade.
A linguagem explícita significa que o falante utiliza palavras simples, claras e diretas, evitando assim que o interlocutor possa interpretar mal a mensagem. O adjetivo explícito equivale a outros, tais como categórico, expresso ou manifesto.
Em outras palavras, podemos dizer que o implícito em um texto é tudo o que está presente nesse texto pela sua ausência – os subentendidos; é tudo o que não está dito, mas que também está significando.
Significado de Implícito adjetivo Aquilo que não se expressa de modo claro ou explícito, mas que pode ser deduzido facilmente: deixou implícito na carta seu interesse por ela. Aquilo que se manifesta mais por ações do que por palavras: convite implícito. Etimologia (origem da palavra implícito).
O adjectivo implícito significa «contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito»; explícito, por sua vez, quer dizer «que é claro, explicado sem ambiguidade»; e falso é «contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento».
As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. ... A informação explícita é “Patrícia parou de tomar refrigerante”. A informação implícita é “Patrícia tomava refrigerante antes”.
Verbo implícito é que esta escondido na frase, ou seja vc entende a frase mas não está totalmente escrito com todas as letras !
verbo transitivo direto Tornar claro, explícito; retirar a ambiguidade, o duplo sentido de: explicitar uma teoria; ela explicitou as razões que causaram as demissões. Etimologia (origem da palavra explicitar). Explícito + ar.
Olá. Os termos implícitos são o agente da ação (você) e o verbo que completa a locução verbal (for). "Se VOCÊ FOR dirigir, não beba."
O núcleo da oração é o verbo ou a locução verbal (podendo estar expressos ou ocultos). O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.
Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.
período simples; C) período simples (formado por apenas uma oração, tendo em vista que o verbo se encontra implícito - "são"); D) período composto (formado por duas orações); E) período composto.
Tipos de orações subordinadas
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
Verificado por especialistas. A- Podemos identificar na frase, a quantidade de períodos pela quantidade de verbos existentes em cada trecho. Sendo assim, no trecho 1 temos 2 períodos, pois temos dois verbos "era" e "estava".
Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.