A pesquisa bibliométrica precisa, necessariamente, contemplar uma etapa de análise quantitativa de dados. O artigo de revisão tem como característica principal a sistematicidade com a qual o material bibliográfico é coletado e analisado.
Trata-se de uma revisão sistemática da literatura com abordagem bibliométrica, a qual será desenvolvida a partir de levantamento nas bases de dados de material já elaborado, constituído por artigos científicos publicados.
A bibliometria é um método de análise quantitativa para a pesquisa científica. Os dados elaborados por meio dos estudos bibliométricos mensuram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações em determinadas áreas.
Dessa forma, a bibliometria, ou, segundo Scopus (2009) a medição do desempenho científico, é técnica de medir o desenvolvimento, a qualidade e o impacto de uma série de artigos escolhidos, e no qual estão presentes em determinado periódico ou instituto.
Levantamento bibliométrico Identificar os autores mais produtivos das instituições mais importantes; Observar a obsolescência e a vida média da produção científica; Tomar decisões a respeito de aquisições ou descarte de publicações; Analisar as tendências de uma determinada área de conhecimento.
A bibliometria, como área de pesquisada Ciência da Informação, tem papel importante na avaliação da produção científica mundial, uma vez que seus indicadores podem retratar o comportamento e a evolução de um campo de conhecimento.