A tradição brasileira é da ALIANÇA de ouro amarelo que, durante o noivado, fica na mão direita e, no casamento, passa para a esquerda. Já a tradição anglo-americana é do ANEL DE NOIVADO, normalmente um solitário de diamante, que é usado na mão esquerda.
Comece primeiro revelando seus sentimentos e que você acha muito legal vocês passarem a usar alianças de namoro. Fale que você sente orgulho de estar com ele e acha uma coisa bonita de usar. Se ele ainda estiver indeciso com a ideia você pode usar um poderoso argumento adicional.
Resposta: no dedo anelar da mão direita. Tradicionalmente, a aliança que representa o namoro é usada na mão direita – a mesma mão (e mesmo dedo) da aliança de noivado. A diferença entre as duas alianças é que, geralmente, a joia de namoro é uma aliança de prata ou de aço. E a joia de noivado costuma ser de ouro.
Vale lembrar que os noivos e os casados usam aliança de ouro. Especialmente, os casais em noivado, têm a aliança dourada no dedo anelar da mão direita, o mesmo dedo da mão que deve carregar a aliança de namoro prata. ... Já a pessoa com aliança prata na mão direita está em um namoro.
No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse simples objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas pessoas, as quais compartilham as alegrias e tristezas da vida.
Quase todos os povos os usaram: hebreus, gregos e romanos, entre outros. Alguns, em função de suas crenças, que consideram o lado espiritual das joias e bijuterias; outros, para evocar autoridade ou poder. Todo mundo sabe, por exemplo, que uma aliança no dedo anelar esquerdo significa que a pessoa é comprometida.