Quais So Os Tipos De Clima Do Continente Americano?

Quais so os tipos de clima do continente americano

Esse tipo climático tem como principais características a escassez de chuvas, as temperaturas elevadas durante o dia e muito baixas à noite. Este clima aparece em áreas dos Estados Unidos, México e Chile.

Em latitudes elevadas, ao sul da região polar, o clima frio prevalece. No Canadá, especialmente, com invernos extremos e verões ainda gélidos, com média de 10 °C.

Artigos de América

Presente mais ao oeste do continente, onde se localizam as Montanhas Rochosas e a Cordilheira dos Andes, a temperatura média na região fica entre 5 °C e 15 °C. 

Uma imensidão de países compõe a América e, para saber um pouco mais sobre os climas do continente americano é preciso compreender os fatores que influenciam a existência e permanência deles, de norte a sul do continente.

A Amazônia contém a maior porção de floresta tropical úmida do mundo. Florestas temperadas de araucárias revestem parte dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná e da depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná, enquanto florestas frias cobrem os Andes. A bacia do Orinoco é caracterizada pelos "llanos", áreas de savanas. A região semi-árida do Nordeste brasileiro apresenta a vegetação de caatinga. Estepes são encontradas nos planaltos do Equador e Peru e na região platina. O planalto central do Brasil caracteriza-se pelo cerrado.

Resumo sobre a América

<strong>Resumo sobre a América</strong>

A América do Norte possui, basicamente, 5 climas: polar (Canadá, Alasca e Groenlândia), temperado (sul do Canadá, parte do Alasca e norte dos EUA), subtropical (sudoeste dos EUA), tropical (sul do México e sul da Flórida) e desértico (fronteira entre o México e os EUA)

Caracterizado por chuvas concentradas, invernos quentes e uma mistura de massas de ar úmido do oceano, onde florescem as florestas tropicais, como a que temos no Brasil e em outras áreas da América Central.

Economia da América

A maior parte dos lagos sul-americanos fica nos Andes e o maior deles é o Titicaca, o mais alto lago navegável do mundo, entre a Bolívia e o Peru. Na faixa atlântica, os dois maiores são o Maracaibo, na Venezuela, e a lagoa dos Patos, no Brasil.

Três regiões montanhosas determinam o contorno principal do continente: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais Norte-Amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste. Há entre essas regiões, áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do rio Paraná. O ponto culminante é o monte Aconcágua (6.959m), na fronteira entre o Chile e a Argentina.

Geografia da América

<strong>Geografia da América</strong>

A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional do continente americano - formado também pela América Central e a América do Norte. A América do Sul limita-se a leste com o oceano Atlântico, a oeste com o oceano Pacífico, e ao norte com o mar do Caribe. Liga-se à América Central pelo Panamá.

Atlântico com 16 mil km de extensão, o litoral tem baixos declives, uma larga plataforma continental e é rico em acidentes, como por exemplo, os golfos de Darien e o da Venezuela, as penínsulas de Goajira e Pária, no mar das Antilhas, e as baías de São Marcos, Todos os Santos e Guanabara. O Pacífico com 9.000km possui costas altas, com grandes profundidades submarinas, e a única área mais acidentada está localizada no sul, onde aparecem muitas ilhas e arquipélagos.

Com temperaturas anuais negativas, o ambiente é costumeiramente branco, coberto em neve. No verão, a tundra floresce na região, que é uma vegetação de musgos e líquens. Ocorre na região norte da Europa, extremo norte do Canadá, norte do Alasca e Groelândia.

Etimologia da América

A América do Sul apresenta clima equatorial (Brasil, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guiana Francesa e Suriname), semiárido (nordeste brasileiro, Argentina e parte da Colômbia e da Venezuela), tropical (Brasil, Venezuela, Guiana, Colômbia e Equador) subtropical (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia), desértico (Chile e Argentina), Mediterrâneo (Chile e Argentina) e frio da montanha (Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela).

Possui a maior integração lingüística entre todos os continentes: a esmagadora maioria fala espanhol ou português. O português é falado no Brasil e o espanhol, língua oficial em nove países. Falam-se também inglês (Guiana), holandês (Suriname), francês (Guiana Francesa) e várias línguas indígenas.

Climas da América do Sul

Temperaturas elevadas, em áreas próximas à linha do Equador, com altos índices de chuvas durante o ano todo. Os verões são muito quentes, enquanto os invernos são amenos.

Possui temperaturas acima de 25 °C, com chuvas mal distribuídas. Vê-se esse tipo de clima no Nordeste do Brasil, por exemplo. O inverno é ameno, enquanto o verão é quente.

A América do Sul pode ser dividido em quatro zonas climáticas distintas: tropical, temperada, seca e fria, distribuídas conforme o relevo da região. As chuvas são abundantes na maior parte da América do Sul, com exceção das áreas desérticas do Peru e norte do Chile, Patagônia argentina e nordeste brasileiro. O deserto de Atacama, no Chile, é uma das regiões mais secas do mundo.

Cultura da América

Estima-se em 2.700 espécies de pássaros na fauna sul-americana. Nas florestas tropicais há abundância de macacos, antas e roedores, entre eles a capivara, maior roedor do mundo. Uma fauna peculiar povoa os Andes, com animais como o lhama e a alpaca, de grande utilidade para o homem, por fornecerem lã, carne e transporte de carga. Há uma grande variedade de peixes, répteis e insetos, principalmente na bacia amazônica. O peixe-boi, mamífero aquático e vegetariano, e a piranha, peixe de pequeno porte e grande ferocidade, são característicos da região.

As bacias do Amazonas, do Orinoco e do Paraná banham, em conjunto, uma área superior a 11.000.000km². O maior sistema é o formado pelo rio Amazonas e seus afluentes, entre eles alguns de grande extensão, como o Negro, o Juruá, o Purus e o Madeira. Também merecem destaque os rios São Francisco, no Brasil, e o Magdalena, na Colômbia.

Infraestrutura da América

<strong>Infraestrutura da América</strong>

Três grandes grupos formam a população sul-americana: indígenas, brancos (principalmente espanhóis e portugueses) e africanos, com forte mestiçagem. Os índios e seus descendentes, mesclados ou não aos outros elementos formadores, são maioria no Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Paraguai. Os brancos são maioria no Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Os negros predominam nas Guianas. No Brasil há forte presença do negro e do indígena. Desde o início do século 20, novas levas de imigrantes, principalmente asiáticos, chegaram à América do Sul. Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil receberam um grande número de japoneses, que formam um grupo minoritário significativo em São Paulo.

Com ocorrência forte no Brasil em regiões como São Paulo e Paraná e no sudeste norte-americano, o clima reside entre as zonas temperadas e as tropicais, com invernos frios e verões quentes e curtos.

Aqui residem as estações do ano mais definidas, com verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. A América do Norte conta com esse tipo de clima, enquanto a América do Sul concentra mais na região sul do continente.

Quais são os climas e as formações vegetais do continente americano?

Essa região do continente americano abriga importantes tipos de coberturas vegetais como: tundra, floresta temperada, estepe e pradarias, vegetação desértica, savana, vegetação de altas montanhas e áreas desprovidas de vegetação. ... Tundra: ocorre em áreas onde predomina o clima frio com invernos longos e rigorosos.

Quais são as formas de relevo do continente americano?

Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.

Como se formaram os países da América do Sul?

Segundo a teoria paleontológica mais consolidada, os primeiros habitantes do continente teriam chegado por terra, vindos da América do Norte e, antes disso, da Ásia por meio de uma ponte de gelo existente entre os dois continentes na última Era Glacial.

Como e quando se iniciou a formação da América do Sul?

Há cerca de 225 milhões de anos, iniciou se a separação da Pangeia, supercontinente que unia todas as terras continentais existentes naquele momento, em duas partes: Laurásia, ao norte, e Gondwana, ao sul.

Quando a América do Sul foi descoberta?

12 de outubro de 1492

Em que ano foi descoberta a América do Sul?

de 1492

Como foi descoberta a América do Sul?

O chamado Descobrimento ou Descoberta da América, que se deu pela chegada da armada do navegador Cristóvão Colombo nas Bahamas em 12 de outubro de 1492 na tentativa de encontrar uma rota alternativa para as Índias, representa o início da colonização europeia do continente americano.

Como se deu a colonização da América do Sul?

Na América do Sul a colonização concentrou-se nas áreas litorâneas (ocidental-pacífica para Castela e a oriental-atlântica para Portugal). Assim, enquanto os espanhóis investiram no Prata, no Caribe e nos Andes, os portugueses se instalaram principalmente no litoral atlântico.

Qual é o país mais jovem do mundo?

Timor Leste

Qual é o último país do mundo?

As pessoas que nascem no país são chamadas de kiwis. O Título está incorreto. A Nova Zelândia foi o ultimo país a ser colonizado por Europeus e não a ser descoberto pelo homem.

Qual o país do novo mundo?

O termo 'Novo Mundo' é utilizado para denominar vinhos originados nos seguintes países: Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, México, Canadá, China e Índia.

Quais os países mais novos do mundo?

ThinkStock Mais jovem de todos, o Sudão do Sul, localizado no nordeste da África, alcançou sua independência depois de uma série de conflitos e guerras civis que começaram em 2005 e terminaram só em 2011, quando o país foi reconhecido.

Quais países surgiram depois da Guerra Fria?

Resposta. Armênia,Azerbaijão,Bielorrússia,Estônia,Geórgia,Cazaquistão,Quirguistão,Letônia,Lituânia,Moldávia,Rússia,Tadjiquistão,Turquemenistão,Ucrânia e Uzbequistão.

Quais os países que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial?

Podemos citar aqui, por exemplo, a questão da República Tcheca e da Eslováquia, países que surgiram a partir do desdobramento da Checoslováquia. Ainda temos a Iugoslávia que surgiu a partir de vários países que posteriormente viriam a se dividir de novo.