EQST

Como Ocorre A Formaço Da Camada Hbrida?

Como ocorre a formação da camada híbrida?

A camada híbrida constitui-se pela inter-relação do polímero, proveniente do sistema adesivo, com o colágeno dentinário. ... Desta forma, se obtém um embricamento micromecânico, baseado no entrelaçamento do adesivo com colágeno presente nos túbulos dentinários e, principalmente, na dentina intertubular.

O que é camada híbrida em odontologia?

A camada híbrida é uma zona de transição entre a resina polimerizada e o substrato dentinário, formada por uma mistura de componentes dentinários, monômeros resinosos e resina polimerizada ao nível molecular.

Qual o papel do primer na formação da camada híbrida?

No sistema adesivo convencional de 3 passos o primer contém monômeros hidrófilos (afinidade com a água) e o adesivo é a porção hidrófobica e tem como função proteger a camada híbrida da degradação hidrolítica e copolimerizar com a resina composta.

Qual a função das etapas de aplicação do ácido fosfórico e do primer?

Nos sistemas adesivos de três passos, primer e adesivo são aplicados separadamente, enquanto que nos sistemas de dois passos, primer e adesivo encontram-se em uma única solução. No esmalte, o condicionamento com ácido fosfórico promove a desmineralização deste substrato e a, consequente, criação de microporosidades.

Quais as etapas do sistema adesivo?

Os sistemas adesivos autocondicionantes podem ser de dois passos, onde o agente condicionador e o primer estão combinados em um mesmo frasco e o adesivo é aplicado separadamente; ou de passo único, que combina ácido, primer e adesivo em uma mesma aplicação.

O que é adesão odontologia?

Em Odontologia, o termo adesão é frequentemente utilizado para definir o processo que estabelece a união micromecânica entre os materiais odontológicos e os substratos dentais. Grande número de procedimentos clínicos odontológicos é intermediado por sistemas adesivos.

O que é sistema adesivo Autocondicionante?

Os adesivos autocondicionantes são sistemas que dissolvem parcialmente a smear layer, (Van Meerbeek et al., 1988), eliminam a necessidade de condicionamento com ácido fosfórico pelo uso do primer ácido, estando disponíveis tanto com primers autocondicionantes, como adesivos autocondicionantes de passo único (The Dental ...

O que são sistemas adesivos universais?

Sistemas adesivos universais são aqueles que podem ser utilizados tanto na estratégia condicione e lave, como na autocondicionante, como na de condicionamento seletivo de esmalte. 5 O sistema adesivo Single Bond Universal, por exemplo, apresenta um pH ameno (ao redor de 2,7) e o monômero funcional 10-MDP.

O que é o fator C?

 Também denominado fator C.  É a proporção entre o número de superfícies aderidas com as não aderidas.  Para reduzir o efeito do fator C, utiliza-se a técnica incremental.

Quanto maior o fator C?

Salientou que quanto mais paredes aderidas, mais alto o FatorC, e vice-versa, sendo que um menor Fator-C produz menos efeitos adversos na adesão.

O que é a técnica incremental?

Técnica de inserção incremental A inserção da resina composta em incrementos reduz o volume de material que contrai ao longo da polimerização, logo, reduz o stress generalizado na cavidade.

Quanto menor o fator C?

C. menor o fator C da cavidade, menor a contração volumétrica do material restaurador porque a quantidade de paredes livres é maior que a quantidade de paredes a serem aderidas.

O que é contração de polimerização?

CONTRAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO: A reação de polimerização é caracterizada pela aproximação das moléculas de monômero e, consequentemente, por uma redução no volume do material. Quanto maior o volume de matriz, maior a concentração e vice-versa.

O que podemos fazer para evitar as falhas na técnica restauradora com resinas compostas?

A prevenção do manchamento das restaurações de resina composta pode ser alcançada com controle da dieta, da higiene oral e de hábitos como o tabagismo. O consumo ou o uso habitual de substâncias com corantes provoca o fenômeno de adsorção das moléculas de pigmento à superfície do material restaurador.

O que é a técnica de estratificação para restaurações com resina composta e quais os benefícios que podem ser obtidos com esta técnica?

A técnica de estratificação das diferentes camadas de resina composta implica em um resultado estético satisfatório não só em termos de cor, mas principalmente na reprodução das propriedades óticas dos dentes naturais, sendo necessário um conhecimento profundo dos materiais que utilizados, bem como da técnica de ...

Qual a importância da realização do bisel em restaurações estéticas em resina composta?

O emprego do bisel para restaurações de resina composta é um artifício que tem mostrado inúmeras vantagens para a restauração, como maior retenção do material restaurador (Garone Neto, Garone Filho, 1976), redução dos níveis de infiltração marginal (Opdam, 1998; Hoelscher et al., 2000, Macedo, 2004), menor formação de ...