A rocha que compõe o Pão de Açúcar foi originalmente um granito que se formou a partir do resfriamento de um magma nas profundezas da crosta. Posteriormente, calor e deformação intensa transformaram (metamorfisaram) o granito em gnaisse com os típicos cristais de feldspato em forma de olhos, como na fotografia abaixo.
Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.
Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.
As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. ... Nesse processo, os sedimentos unem-se e consolidam-se, dando origem às rochas sedimentares.
As rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, quando expostas à atmosfera, sofrem ação direta do sol, das chuvas, dos ventos e dos organismos, dando início à formação do solo, que compreende dois processos diferentes e que acontecem simultaneamente: a intemperização do material parental e o desenvolvimento do perfil ...
As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas. São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas.
As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. ... Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e são, em geral, granulares, com textura granulosa, ocupando grandes espaços. São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.