28 de setembro de 1895
Resultados: Louis Pasteur foi um cientista francês que contribui de inúmeras formas para as Ciências, principalmente para o campo da microbiologia ao derrubar a teoria da biogênese comprovando que os microrganismos presentes no ar é que provocavam a deterioração do caldo de carne no seu experimento.
Louis Pasteur (Dole, 27 de dezembro de 1822 – Marnes-la-Coquette, 28 de setembro de 1895) foi um cientista francês, cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. ... Pasteur é considerado um dos três principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn e Robert Koch.
Dole, França
A teoria miasmática ou teoria miasmática das doenças foi uma teoria biológica formulada por Thomas Sydenham e Giovanni Maria Lancisi durante o século XVII.
Hahnemann distinguiu três miasmas fundamentais: a Psora, a Sicose e a Sífilis [4]. O médico homeopata americano James Tyler Kent (1849-1916) contribuiu significativamente para a evolução e difusão da Homeopatia. A doutrina homeopática de Kent aprofundou a compreensão da teoria miasmática de Hahnemann.
Assim, houve a teoria mística sobre a doença, que os antepassados a julgavam como um fenômeno "sobrenatural", ou seja, além da sua compreensão do mundo, superada, posteriormente, pela teoria de que a doença era um fato decorrente das alterações ambientais no meio físico e concreto que o homem vivia, envolvendo as ...
O termo contágio foi empregado pelo médico italiano Girolamo Fracastoro (1478-1553), que formulou uma nova tese sobre a transmissão de doenças. Os agentes de enfermidades como a lepra, peste bubônica e varíola seriam germes vivos ou sementes, que poderiam contaminar pessoas saudáveis.
São discutidas nesta Unidade as origens européias e latino-americanas da Medicina Social e a originalidade da Saúde Coletiva brasileira. Estes aspectos completam-se com detalhada análise de três paradigmas: o biomédico, o epidemiológico e o sociológico.
Assim, a prática sanitária passa a ser a busca da cura dos indivíduos que manifestaram alguma doença. Trata-se do início da era terapêutica que, a partir da Segunda Guerra Mundial, já no século XX, foi reforçada pelo desenvolvimento moderno do Estado de bem-estar e por aumento dos recursos públicos ao setor saúde.
Como citado por Silva et al (2013) o “o profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva”.
O modelo flexneriano, baseado num paradigma fundamentalmente biológico e quase mecanicista para a interpretação dos fenômenos vitais, gerou, entre outras coisas, o culto à doença e não à saúde, e a devoção à tecnologia, sob a presunção ilusória de que seria o centro de atividade científica e de assistência à saúde.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.