EQST

Quais So As Diferenças Estruturais Entre As Penicilinas E Cefalosporinas?

Quais so as diferenças estruturais entre as penicilinas e cefalosporinas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as diferenças estruturais entre as penicilinas e cefalosporinas?

As penicilinas apresentam três aspectos estruturais em comum com as cefalosporinas, que juntas, formam o grupo dos antibióticos beta-lactâmicos clássicos: a) estrutura beta-lactâmica condensada; b) carboxila livre e c) um ou mais grupos amino substituídos na cadeia lateral (KOROLKOVAS; BURCKHALTER, 1988).

Para que serve a cefalosporina?

As cefalosporinas são frequentemente prescritas para tratar as seguintes doenças: infecções de pele, partes moles, faringite estreptocócica, infecção urinária e profilaxia de várias cirurgias.

Por que bactérias Gram-negativas são geralmente resistentes a penicilina?

Sob a cápsula, as bactérias Gram-negativas têm uma membrana externa que as protege contra certos antibióticos, como a penicilina. Quando perturbada, essa membrana libera substâncias tóxicas chamadas de endotoxinas. As endotoxinas contribuem para a gravidade dos sintomas durante infecções com bactéria Gram-negativas.

Como a cefalexina age no organismo?

A cefalexina é um antibiótico que trata de uma vasta gama de infecções bacterianas. Ela combate bactérias gram-positivas e algumas gram-negativas, inibindo o crescimento das paredes bacterianas pelo organismo do paciente.

O que pode acontecer se grávida tomar cefalexina?

A cefalexina é um antibiótico que serve para o tratamento da infecção urinária, dentre outros males. Ele pode ser utilizado durante a gravidez pois não faz mal ao bebê, mas sempre sob orientação médica. Segundo a classificação da FDA a cefalexina possui risco B quando utilizada durante a gravidez.

O que significa risco B?

Risco B - Não há estudos adequados em mulheres. Em experiência em animais não foram encontrados riscos, mas foram encontrados efeitos colaterais que não foram confirmados nas mulheres, especialmente durante o último trimestre de gravidez.

O que acontece quando está grávida e faz tomografia?

A tomografia não deve ser feita na gravidez, principalmente no início. O risco na gravidez existe mas é uma risco baixo. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

É perigoso fazer tomografia com contraste?

Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.