EQST

Como Funcionam As Leis Brasileiras?

Como funcionam as leis brasileiras?

Essas regras são chamadas normas jurídicas ou leis, que são elaboradas pelos representantes da população, ou seja, os Vereadores, os Deputados e Senadores que são eleitos para tratar desses assuntos, já que não podemos reunir todos os eleitores para fazer essas leis.

Como são organizadas as leis?

Uma lei federal, por exemplo, como o Código Civil, inicia com o brasão da República e com os dizeres “Presidência da República”, o que quer dizer que se aplica em todo o território nacional. Em seguida, encontramos o número de referência daquela lei, bem como a data em que foi criada.

Porque as leis brasileiras são tão falhas?

Inicialmente, vale dizer que a maioria dos Projetos de Lei (PL) é produzida sem se analisar se respeitam ou não os princípios constitucionais. Após sancionadas, cria-se uma problemática, pois passa a ser necessária uma análise do Judiciário para declarar sua inconstitucionalidade.

Por que os brasileiros transgridem as leis?

Em primeiro lugar, é possível dizer que um dos principais fatores que permitem a perpetuação da transgressão das leis, no Brasil, é a cultura da impunidade. Casos graves de corrupção, desvio de verbas e tráfico de influências no governo federal estampam constantemente as capas de revistas e jornais.

Porque existem tantas leis no Brasil?

A lei é um limite imposto pelo estado para manter a ordem pública, a conseqüência da desobediência da lei é a punição, assim sendo, o estado tem o direito legitimo de punir aqueles que não cumprem a lei, tecnicamente chamado de Jus Puniente (direito de punir). ...

O que acontece quando as pessoas não cumprem a lei?

As leis foram criadas para serem respeitadas e obedecidas, então quem não ás obdecer pode ganhar multas, perder a carteira ou carro em caso que voce esteja alcoolizado e responder na justiça pelo ato que cometeu.

O que fazer quando a lei não é cumprida?

Procure um advogado. Caso não possa pagar, procure a Defensoria Pública de seu estado. Se em sua comarca não houver Defensoria Pública, redija um requerimento solicitando ao juiz de sua comarca explicando a situação e pedindo que ele indique um advogado dativo (que será pago pelo Estado).

Qual é o poder que garante o cumprimento das leis?

O Poder Executivo tem o dever de prestar os serviços públicos (saúde, educação, limpeza pública…). O Poder Legislativo legisla, isto é, vota as leis (as normas de funcionamento do município) e fiscaliza o cumprimento dessas leis.

Quem são os responsáveis pelas leis?

No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores. No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

Qual é o dever do Judiciário?

A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

Qual é o órgão máximo do Judiciário?

STF

Quem fiscaliza o Poder Judiciário?

Porém, quem controla o Poder Judiciário? A resposta é que não há controle. Ele está descontrolado. De um lado, o Conselho Nacional de Justiça, órgão incumbido do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, é composto por membros cujo perfil coincide com o dos magistrados brasileiros.