Resposta. Foi elaborado com a ideia de que o átomo é uma esfera maciça e indivisível. O modelo era chamado de bola de bilhar, o criador do modelo foi Dalton.
Confira agora um resumo completão sobre os quatro tipos de modelos atômicos:
O átomo de Dalton é uma esfera maciça e sem cargas elétricas. O átomo de Thompson também é maciço, mas com as cargas positivas coladas na sua superfície, tipo um pudim de ameixas. E o átomo de Rutherford é quase que vazio. Pois a maior parte da massa está concentrada no seu núcleo, junto com as cargas positivas.
1) Dalton retoma o conceito de atomo de Demócrito da Grécia Antiga, quando estabelece um modelo indivisivel, maciço. Porém, os atomos de Dalton tinham propriedades diferentes quando constituiam substancias diferentes, não eram todos iguais.
Os modelos atômicos são teoria baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar como é o átomo. Os modelos não existem na natureza. São apenas explicações para mostrar o porquê de um fenômeno. Muitos cientistas desenvolveram suas teorias.
Quando Joseph John Thomson (1856-1940) estudava a existência de partículas subatômicas, conseguiu comprovar que existiam partículas com carga negativa menores do que o átomo (os elétrons). ... A diferença é que THOMSON estudou as cargas positivas ( prótons) e negativas ( elétrons) do átomo e RUTHERFORD as camadas do átomo.
Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas por um material radioativo proveniente do polônio. ...
Em seu experimento, Rutherford fez radiação alfa fosse emitida de maneira linear, objetivando que a radiação atingisse a finíssima folha de ouro em um único ponto. Utilizou um anteparo de sulfeto de zinco de modo a detectar as emissões defletidas (desviadas).
O modelo atômico proposto por Rutherford parecia ser a solução completa para o problema da estrutura atômica. ... A falha do modelo de Rutherford é mostrada pela teoria do eletromagnetismo, que aponta que toda partícula com carga elétrica submetida a uma aceleração origina a emissão de uma onda eletromagnética.
Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.