Além da baixa estatura, pessoas com a doença apresentam algumas características comuns:
O nanismo é consequência de alterações genéticas, hormonais, nutricionais e ambientais que faz com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria, fazendo com que a pessoa tenha uma altura máxima abaixo da média da população da mesma idade e sexo, podendo variar entre 1,40 e 1,45 m.
A hiperprodução do hormônio do crescimento provoca crescimento excessivo. Em crianças, esse quadro clínico é chamado de gigantismo. Em adultos, é chamado de acromegalia. O hormônio de crescimento excessivo é quase sempre provocado por um tumor da hipófise não canceroso (benigno).
Os homens adultos chegam a uma altura máxima de 1,45 metro e as mulheres não alcançam 1,40 metro, em média.
Explicação: Geralmente quando as mulheres tem 1,60 para baixo as pessoas já consideram elas baixas, já os homens que tem menos de 1,66 são considerados baixos.
Ou seja : Um Metro e 66 Centímetros. O que nos leva a inferir que um Homem acima disso, é considerado alto.
1,40 m
Rainer morreu quando tinha 51 anos de idade, medindo 2,40 metros de altura. Adam Rainer se tornou o único homem da história classificado como anão e gigante.
Robert Wadlow
1,78 m
GUIA DE TAMANHOS
Meninos com atraso puberal podem de fato ser baixos em comparação aos pares até próximo aos 15 anos, quando então entram em puberdade, realizam um estirão modesto e param de crescer entre 18 a 20 anos, atingindo alturas satisfatórias, dependendo da altura alvo familiar.