→ Domínio Eukaria Atualmente, apenas os reinos Plantae, Fungi e Animalia são reconhecidos pela maioria dos biólogos, pois o reino Monera possui membros distribuídos em dois domínios, e o reino Protista possui membros mais relacionados a outros grupos, como as plantas.
As arqueas (arqueobactérias) são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas. As arqueas, antigamente chamadas de arqueobactérias, são organismos procariontes pertencentes ao domínio Archaea.
Essa classificação foi proposta por Carl Woese, em 1977, e baseia-se em dados de filogenia molecular. De acordo com Woese, existem três domínios: Domínio Archaea, Domínio Bacteria e o Domínio Eukarya. Não pare agora...
Alguns organismos vivos apresentam características muito marcantes que permitem classificá-los em grupos bem definidos. ... Os seres vivos passaram, então, a ser classificados em três subdivisões principais, denominadas de domínios, uma categoria acima de Reino. Os três domínios existentes são: Archaea, Bacteria e Eukarya.
Taxonomia de Bloom Desde 1948, um grupo de educadores assumiu a tarefa de classificar metas e objetivos educacionais. Eles propuseram-se a desenvolver um sistema de classificação para três domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.
Características das Arqueas Podem ser autótrofos ou heterótrofos, anaeróbios ou aeróbios; Apresentam forma esférica, de bastão, espiralada, achatada ou irregular; Podem se reproduzir de forma assexuada e sexuada; Vivem em ambientes extremos, como lagos de água quente, fendas vulcânicas e tubo digestório de animais.
As bactérias são seres unicelulares e procariontes (sem membrana nuclear). Podem viver isoladamente ou formando colônias. Esses seres são caracterizados pela ausência de núcleo organizado e organelas membranosas em seu citoplasma. As bactérias podem apresentar diversas formas.
As cianobactérias são organismos fotossintetizantes (autotróficos) que se assemelham muito às algas unicelulares, entretanto, por não possuírem um núcleo delimitado por membrana (procarionte), também são muito semelhantes às bactérias. São unicelulares, mas podem ser encontradas formando colônias ou filamentos.
Já o Domínio Archaea é representado pelas metanogênicas (produzem gás metano), halófilas extremas (vivem em ambientes aquáticos de alta salinidade e em salinas) e as termófilas extremas (vivem em ambientes aquáticos de temperaturas elevadas, entre 60º C e 150º C).
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. ... As bactérias habitam o solo, a água, as fontes termais ácidas, os resíduos radioativos e a profunda biosfera da crosta terrestre. Bactérias também vivem em relações simbióticas e parasitárias com plantas e animais.
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos). O material genético é formado por cromossomos dispersos no citoplasma. ...
Esse Reino compreende as bactérias e algas azuis (atualmente denominadas de cianobactérias). Em virtude da contribuição da Biologia molecular, esse Reino passou a ser classificado em dois sub-reinos de organismos procarióticos bem diferentes: Eubactérias e Arqueas (Archaeobactérias).
→ Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias.
Bactérias e cianobactérias são organismos representantes do Reino Monera.
O Reino Vegetal (Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia) é composto por seres vivos eucariontes e autótrofos – que produzem o próprio alimento. As plantas, representantes desse reino, possuem diversos tamanhos, que vão desde os pequenos musgos até as gigantes sequoias.
Os principais representantes do reino Protista são os protozoários e as algas. Durante muito tempo, apenas as algas unicelulares estavam incluídas nesse grupo, em seguida, todas as algas foram classificadas como protistas.
protozoários
O Reino Protista compreende diversos seres vivos, apesar de tem como principal característica a menor complexidade de suas células. Dessa forma, seus principais representantes são os protozoários, algas unicelulares e pluricelulares.
Reino dos seres vivos que possuem organização celular simples. O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.
Habitat. Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida. Há espécies mutualísticas e muitas são parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles são organismos microscópicos, mas há espécies de 2 a 3 mm.
Pode-se afirmar que as algas passaram a ser classificadas como protistas, devido a sua simplicidade celular. Dessa forma, por mais que existam algas pluricelulares e unicelulares, suas estruturas ainda são muito simples, em relação às células vegetais.
O Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares. Os protistas compreendem os protozoários e as algas. Existem ainda os mixomicetos, organismos semelhantes aos fungos, mas classificados como protistas.
Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes; portanto possuem núcleo individualizado, envolvido por membrana. Possuem também organelas membranosas diversas. Nesse grupo incluem-se os protozoários e as algas unicelulares.
Nutrição. Os protistas podem ser autótrofos fotossintetizantes, por exemplo as algas. Nesse caso, possuem cloroplastos que irão converter a energia luminosa em energia química para síntese de compostos orgânicos. Também podem ser heterotróficos, como os protozoários unicelulares.
Os protozoários amebóides são seres heterotróficos que se alimentam de pequenos organismos, a exemplo algas, bactérias, diatomáceas, outros protozoários, rotíferos e vermes. A captura desse alimento se dá como na maioria, um jeito característico deste grupo: utilizando os pseudópodes e ingerindo por fagocitose.
A nutrição da plantas é autotrófica, nisso diferindo da nutrição animal, que é heterotrófica. ... Para isso utilizam gás carbônico proveniente do ar e água e sais minerais (nutrição inorgânica) retirados do solo.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
O Reino Animal, Animalia ou Metazoa é composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento. ... Os seres que pertencem ao reino animal são eucariontes e pluricelulares. Eles possuem capacidade de locomoção e grande parte fazem reprodução sexuada.
Resposta. Resposta: Presença de Celoma, uma cavidade embrionária presente em todos os vertebrados, sendo que os platelmintos são pseudocelomados e os poríferos não possuem; A maioria dos animais têm simetria bilateral: duas metades do corpo simétricas.