Encontrando o acorde no teclado Ou podemos pensar que, o fá sustenido é a primeira tecla na sequência de três teclas pretas. A próxima nota é o Lá. O Lá é o terceiro grau do acorde. No teclado a nota Lá é a tecla branca entre a nota Sol e a nota Si.
Dó sustenido Maior (Lá sustenido Menor), Ré bemol Maior (Si bemol Menor), Lá Maior (Fá sustenido Menor).
Da perspectiva ascendente, ela fica da seguinte maneira: C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B. Note que entre o Mi e o Fá não existe um acidente. Da mesma maneira, a escala termina em Si, portanto, recomeçaria em Dó, o que significa que entre essas notas também não existe um sustenido ou bemol.
Enarmonia é o termo usado quando um mesmo som possui mais de um nome. Por exemplo, Dó sustenido é o mesmo que Ré bemol. Diz-se, portanto, que essas notas são enarmônicas.
Cada escala tem um número diferente de sustenidos e bemóis (mas nunca os dois em simultâneo). A armadura de clave mostra os sustenidos ou bemóis numa tonalidade (por exemplo a armadura de clave de Sol maior contem um #, enquanto a de Lá maior contém três #).
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
As armaduras de bemóis seguem a seqüência dos sustenidos na ordem inversa, ou seja: si, mi, lá, ré, sol, dó e fá. Há 15 diferentes armaduras incluindo a armadura vazia de dó maior/lá menor. Esta seqüência é apresentada no círculo de quintas.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com habitantes; o Nordeste abriga habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.