Os Mares de Morro formam um domínio morfoclimático brasileiro localizado na maior parte das áreas litorâneas do país, do Nordeste ao Sul. Os Mares de Morro configuram um tipo de domínio morfoclimático do Brasil conforme a classificação elaborada por Aziz Ab'Saber.
Domínio dos Mares de Morros Associa-se a planaltos e suas paisagens características são serras erodidas, principalmente, pelas chuvas. No domínio encontra-se um solo de grande fertilidade e o predomínio do clima tropical.
A vegetação florestal original era a Mata Atlântica, que foi praticamente toda devastada pela ocupação humana, visto que essa região foi a primeira a ser colonizada e é a que apresenta a maior densidade demográfica (média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade) do país.
Resposta. Resposta: C) Mares de Morros.
O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.
O Brasil apresenta 7 domínios morfoclimáticos, sendo eles: amazônico, cerrado, mares de morro, caatinga, araucárias, pradarias e faixas de transição. Contudo, o Estado do Paraná, apresenta ao longo de sua extensão o domínio das araucárias, mares de morros e faixas de transição.
Os domínios morfoclimáticos brasileiros são: Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatingas, Araucárias, Pradarias e Faixas de Transição.
Um domínio morfoclimático é a combinação de uma série de elementos da natureza: relevos, climas, vegetações.
Os domínios morfoclimáticosrepresentam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber foi o responsável por fazer essa classificação.
As faixas de transição dos domínios morfoclimáticos, conhecidas como Faixas morfoclimáticas, são áreas consideradas como sendo intermediárias entre regiões que são naturais. ... As faixas de transição apresentam grande biodiversidade em elementos com domínios de muitas espécies.
Faixa de transição morfoclimática são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Um exemplo de faixa de transição é a região do Pantanal, que ocupa partes do sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul.
São três as principais faixas de transição brasileiras: a Mata dos Cocais, o Agreste e o Complexo do Pantanal. Áreas de transição, em amarelo.
Resposta. Resposta:: São denominadas faixas de transição as áreas intermediárias entre os domínios morfoclimáticos que possuem características físicas complexas, isto é, um conjunto de condições ecológicas que as individualizam, impossibilitando sua classificação como domínios morfoclimáticos.
Definição. Faixas morfoclimáticas são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, as faixas de transição são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios.
Os mangues correspondem a uma vegetação que se apresenta em áreas costeiras, compreendendo a uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos. Esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares nos quais predominam o clima tropical e subtropical.
Resposta. O Pantanal é considerado uma área de transição entre a Amazônia, o Cerrado e o Chaco. Esse mosaico de ecossistemas intercala regiões de cerrado e floresta úmida, além de áreas aquáticas e semiaquáticas.