Dêixis anafórica – O dêitico representa algo previamente mencionado no discurso. Anáfora é o termo usado para relembrar ou retomar algo que já foi dito; Dêixis catafórica – Neste caso, o dêitico representa um elemento que não foi anteriormente mencionado no discurso.
É quando um termo retoma outro no texto, fazendo uma substituição de palavras, com isso, o texto fica mais claro e melhor redigido.
PRONOMES ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS
As formas registadas pelo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa são díxis e dêixis, criadas a partir do grego 'deîksis,deíkse,ós' «citação, demonstração, prova, exposição», cognato, isto é, derivado do mesmo vocábulo ou raiz que o verbo grego, 'deíknumi' «mostrar». É termo introduzido pelos estudos linguísticos.
Dêixis em linguística refere-se a palavras e frases, como "eu" ou "aqui", que não podem ser totalmente compreendidas sem informações contextuais - nesse caso, a identidade do falante ("eu") e a localização do mesmo ("aqui"). ... Deixis está intimamente relacionado a anáfora e à indexicalidade.
A dêixis na LIBRAS constitui pronomes pessoais, possessivos, interrogativos e demonstrativos. Também é a dêixis que indica o tempo verbal (Ferreira, 2010: 248). ... Nota-se que não se pode determinar quem praticou a ação , ou seja, não se pode constituir o sujeito da oração, pois não há sujeito oculto em LIBRAS.
representam personagens ou objetos envolvidos no discurso e servem para identificá-los. Neste estudo, tratamos tais elementos como Localizadores (Loc.), considerando que estes se caracterizam como instrumentos de localização de referentes no espaço físico.
substituição lexical Definição: Fen meno que se verifica quando uma palavra deixa de ser usada, sendo substitu da por outra ou outras com id ntico valor sem ntico.
Palavras que têm um sentido associado a fatos, fenômenos, processos, propriedades, modalidades. Tem um conteúdo nocional mais específico.
A expressão “escolha lexical” é utilizada, geralmente, em ambientes acadêmicos e mais especificamente em áreas que envolvem linguagens. ... Portanto, léxico remete à ideia de vocabulário, assim, estamos falando de escolha vocabular. E o léxico pode ser reduzido ou ampliando.
As palavras podem estabelecer diversas relações, sejam elas por origem, por significado, por som, por área temática etc. ... No campo lexical, as palavras se referem a uma mesma realidade; já no campo semântico, as palavras se referem a diferentes realidades de um mesmo conceito.
Chamamos de campo lexical o conjunto de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, cuja estrutura pode ser alterada de acordo com o surgimento de novos lexemas. ... Nosso léxico, espécie de vocabulário virtual ao qual recorremos quando nos comunicamos, é composto por uma infinidade de palavras.
Para formar seu vocabulário, o falante acessa o conjunto de palavras pertencentes a uma língua, isto é, o léxico. Em outras palavras, o vocabulário é um recorte do léxico, caracterizando-se pela seleção que um falante faz das palavras disponíveis pela língua.