Ao final de cada bimestre o aluno recebe sua nota parcial e após receber as quatro notas correspondentes aos bimestres escolares, a conta para se obter a média final é muito simples. Somam-se as quatro notas parciais de cada bimestre e obtendo um número total, basta dividi-lo por 4 (equivalente a cada nota parcial).
Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos. Considere o rol composto por números reais {x1, x2, x3, …, xn}, e a média aritmética é representada por.
Para se calcular a moda, basta obter o ponto central do intervalo de maior freqüência. No caso do exemplo, o intervalo de maior freqüência é o quarto, que vai de 5,5 a 6,0. Seu ponto central é 5,75 и . Também se pode falar de intervalo ou classe modal.
A classe modal é o intervalo entre 171 e 180, com frequência 10.
A moda (representada por “Mo”) de um conjunto de dados é definida como o valor de maior freqüência, isto é, o valor que mais aparece, daí seu nome. ... I = limite inferior da classe que contém o valor modal; f0 = frequência da classe que precede a classe modal. f2 = frequência da classe que sucede a classe modal.
A fórmula do limite inferior é igual a média ponderada, menos o desvio padrão adotado, vezes o valor do desvio padrão obtido pela fórmula. A fórmula do limite superior é igual a média ponderada, mais o desvio padrão adotado, vezes o valor do desvio padrão obtido pela fórmula.
AMPLITUDE DO INTERVALO DE CLASSE: é obtida através da diferença entre o limite superior e inferior da classe e é simbolizada por hi = Li - li. Ex: na tabela anterior hi = 53 - 49 = 4. Obs: Na distribuição de freqüência c/ classe o hi será igual em todas as classes.
Valores Modais. O valor modal (ou modalidade) de um enunciado resulta, como atrás dissemos, da localização da relação predicativa em relação ao parâmetro S0, sujeito da enunciação.
Mediana: Ocupa a posição central de uma série de observações ordenadas, ou seja, é o valor que divide os dados em duas partes iguais. É denotada por Me. c) Para dados agrupados por classes: ... 2º Passo: Pela freqüência acumulada identifica-se a classe que contém a mediana.
Por exemplo, considere que temos a amostra com os valores 2, 2, 2, 5, 5, 5, 5, 6, 7. Observe que o número 2 aparece três vezes, o número 5 aparece quatro vezes, o número 6 aparece uma vez e o número 7 aparece uma vez. Então, podemos concluir que a moda é 5, pois é o número que aparece mais vezes.
É chamado de moda o dado mais frequente de um conjunto. Veja um exemplo: ... O nome que mais se repete é Ana e, por isso, é a moda desse conjunto de dados.
Dada uma sequência de valores ordenados em ordem crescente ou decrescente, a mediana é o valor central dessa sequência. Caso haja dois valores centrais, a mediana é dada pela média aritmética deles. Moda: ... Dado um conjunto de valores, a moda é o número que mais se repete.
Um conjunto de dados é considerado amodal quando: Não apresenta moda Apresenta 2 modas Apresenta uma moda Apresenta mais de 3 modas Apresenta 3 modas Explicação: Nas medidas de tendência central, a moda é o valor de uma distribuição de valores que se repete mais vezes.