Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
Que remédios podem ser usados
O melhor para este caso é o travesseiro com altura média, para garantir que a coluna permaneça bem alinhada. A espuma viscoelástica pode ser uma excelente opção. De lado. Dê preferência a um travesseiro com altura de média a alta, para preencher o espaço entre o colchão e o pescoço e manter a coluna alinhada.
Na maioria das vezes o problema regride naturalmente ou com uso de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, bolsas de gelo ou de água quente e diminuição do esforço diário.
Dicas para evitar as terríveis dores – Faça sempre exercícios de alongamento antes de dormir e logo ao acordar, movimento suavemente cabeça, ombros e pescoço. – Mantenha sempre uma boa postura ao ler. Evite deixar o pescoço muito curvado ou com algum tipo de pressão, mantenha-o em posição neutra.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Alongamento para coluna cervical Colocar as mãos por trás da cabeça e levá-la para a frente e depois para trás. Então, com apenas uma mão, puxar para o lado direito e para o lado esquerdo, ficando 30 segundos em cada posição.
Fique em pé ou sentado, com as mãos atrás da cabeça e com os dedos entrelaçados incline a cabeça para frente até sentir alongar os músculos posteriores do pescoço, depois puxe com as mãos a cabeça para frente. Manter de 30 a 40 segundos cada posição, depois retorne à posição inicial podendo repetir 2 vezes o movimento.
Como corrigir a postura corporal
Vimos que quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, pois as modalidades ajudam a estabilizar o tronco, aliviar as dores e prevenir as lesões.
Geralmente, o tratamento é realizado com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, podendo ainda ser complementado com suplementos de sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina, que vão ajudar a fortalecer as articulações. Saiba como funciona a glucosamina e a condroitina e como tomar.
Uncoartrose é o desgaste nos processos unciformes das vértebras cervicais. Este desgaste se dá pelo conjunto de alterações provocadas pela artrose da coluna cervical, levando à diminuição do diâmetro dos forames intervertebrais (espaços por onde passam as raízes nervosas).
Não, uncoartrose é a artrose das "articulações" laterais da coluna cervical (processo unciforme); em geral, o disco também acompanha a degeneração (desgaste) da cartilagem articular (seria a artrose) mas não é regra.
Geralmente corresonde a um desgaste do disco entre a 5a e 6a vértebras cervicais (C5 e C6). Este desgaste pode ser ou não acompanhado de uma hérnia do disco.
Uma redução de espaço como essas, indica que a distância entre a quarta e a quinta vértebras da lombar está reduzida e isso provavelmente é uma das principais causas de dores nas costas, algumas vezes acompanhadas de sintomas nas pernas e no quadril, como sensação de peso, fraqueza, alteração de sensibilidade e dor.
Coluna cervical (C1 a C7) – pescoço Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2) e, assim, sucessivamente: C3, C4, C5, C6 e C7.
Os dois níveis/segmentos mais comuns na coluna cervical com hérnia são o C5 - C6 (5ª e 6ª vertebras cervicais) e o nível C6-C7. O próximo mais comum é o C4 - C5 e, raramente, no C7 -D1 existe presença de hérnia.
O complexo disco-osteofitário é o crescimento de osso, normalmente associado a um abaulamento (protrusão) do disco intervertebral na coluna cervical.
A coluna vertebral é composta por 33 vértebras: sete cervicais (C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7), doze torácicas que vão de T1 até T12, cinco lombares (L1, L2, L3, L4, L5), cinco sacrais soldadas formando o osso sacro e quatro coccígeas, que se fundem formando o cóccix.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.