crossorigin="anonymous">
A inflação representa um aumento geral e persistente dos preços de produtos e serviços do dia a dia. Ela ocorre sempre que um conjunto de serviços e bens fica mais caro em relação a um período anterior. A consequência da inflação é a perda do valor do dinheiro, seja o salário, seja um investimento.
Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada." "Quando os preços sobem, seu poder de compra cai. ... A inflação também dificulta o cálculo econômico e cria ineficiência, pois prejudica a tomada de decisão num ambiente de incerteza.
"A inflação pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), pode ter causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) e pode ter uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços)."
Efeitos da inflação Ao fazer o dinheiro perder valor no tempo, a inflação leva a uma perda de poder de compra. ... De outro modo, essas reservas também perderão valor. Em outras palavras, a inflação, assim como as taxas de administração e os impostos, “come” parte da remuneração dos investimentos.
A inflação interna permite avaliar a constante influência dos preços dos insumos no custo da empresa, determinando assim, o quanto devemos atualizá-lo para que não haja prejuízo.
Com a inflação subindo, aumentam também os juros do crédito -tanto de empréstimos em instituições financeiras quanto de compras parceladas em lojas. ... O aumento do juro ao consumidor ocorre porque, para conter a inflação, o Banco Central usa a elevação da taxa referencial de juros do mercado, a Selic.
Inflação. Inflação consiste no reajuste de preços de produtos e serviços. Quando esse ajuste representa aumentos muito grandes sem aumento proporcional no salário da população, a inflação pode representar perda do poder de compra e, consequentemente, afetar diretamente o poder aquisitivo de todos.