A Síndrome de Choque Tóxico (SCT) é uma doença tóxica extremamente rara, mas grave, que pode ocorrer em homens, mulheres e crianças. É causada por toxinas produzidas por uma bactéria que vive normalmente nos seres humanos.
Sabe-se, no entanto, que ficar com o mesmo absorvente interno por muito tempo favorece feridas no canal e aumenta os riscos desta síndrome. É possível também que bactérias do meio ambiente sejam levadas ao interior da vagina pelo uso do absorvente interno, o que pode causar inflamações ou mesmo infecção urinária.
Apresentar um ou dois episódios de infecção urinária durante a menstruação é possível, mas se todo mês estes sintomas surgem na menstruação, deve-se considerar a endometriose na bexiga como o principal diagnóstico.
O absorvente interno pode ser usado desde o sinalzinho do primeiro dia até a borrinha do último, portanto está liberado durante toda a menstruação. Mas, para isso, precisa ser utilizado direito – ou seja, ele deve permanecer na vagina por, no máximo, quatro horas”, orienta a ginecologista.
Posso tomar banho com um absorvente interno inserido? Sim. Você pode usar um absorvente interno no banho de chuveiro ou banheira. Os absorventes internos (e coletores menstruais) também são ótimas opções para nadar durante a menstruação.
Quanto tempo posso permanecer com o absorvente interno? De quanto em quanto tempo você deve trocar o absorvente interno é você quem decide, avaliando seu fluxo e sua necessidade. Porém, é sempre importante lembrar que o tempo máximo de permanência com o mesmo absorvente interno é de até 8 horas.
Cuidados importantes ao usar absorvente interno O absorvente interno pode ser usado por todas as mulheres saudáveis e também pelas meninas que ainda são virgens, sendo que neste caso é recomendado colocar o absorvente interno muito lentamente e usar sempre um absorvente pequeno para evitar romper o hímen.
De maneira geral quase todas as meninas podem utilizar o OB mesmo sendo virgens, pois o absorvente passa pela abertura do hímen sem causar nenhuma lesão ou ruptura.
Como sei se estou com um absorvente interno perdido? Um corrimento pode lhe dar uma dica: se ele está um amarelo espesso ou marrom – sim, mesmo quando estiver menstruada – isso pode significar que você deixou um absorvente lá.
Ele serve para absorver o fluxo sanguíneo do período menstrual, mas seu uso é mais controverso que o uso do absorvente externo, pois se não for trocado a cada quatro horas, apresenta risco de infecção, como a Síndrome do Choque Tóxico. Além disso, o absorvente interno não é eficaz para fluxos intensos.
Você mesma pode retirá-lo. Os profissionais recomendam agachar-se sobre um vaso sanitário ou ficar em pé com um pé apoiado na tampa do vaso sanitário ou na borda da banheira, de modo que a pélvis fique inclinada, Dessa forma será mais fácil encontrar o absorvente.
“Contanto que você durma por, no máximo, oito horas e use o absorvente de menor absorção possível, não há problema nenhum. Caso contrário, há um aumento considerável no risco de você sofrer com síndrome do choque tóxico, uma condição rara, mas extremamente grave”, alerta a médica.
Em relação à prática esportiva e a dormir com o coletor, não se preocupe: não tem problema nenhum. Naturalmente, existe o risco de alergia ao material. E ainda, se o coletor for maior do que o ideal para a mulher, existe também a possibilidade dele empurrar a uretra e aumentar o risco de infecção urinária.
INTIMUS | Absorvente Interno Intimus Dermoseda Esse absorvente interno Intimus possui uma ótima relação custo-benefício no mercado, e conquista o título de melhor absorvente interno do ranking!
A linha de absorvente internos o.b® tem três tamanhos: o.b® mini, para fluxo leve a moderado (este tamanho é ideal para a primeira vez em que se utiliza o produto), o.b® médio, para fluxo moderado a intenso e o.b® super para fluxo muito intenso.
Se o absorvente interno é colocado de maneira correta, não se deve sentir nenhum incômodo. Mas, se caso sentir qualquer desconforto, é possível que o absorvente tenha sido inserido incorretamente ou não está tão fundo na vagina.
Assim, para escolher o absorvente, deve-se saber se o fluxo é leve, moderado ou intenso e ter em conta o gênero de calcinhas que a pessoa usa. Para mulheres que têm fluxo leve a moderado, podem ser usados absorventes mais finos e adaptáveis, que são aqueles que estão adaptados a calcinhas mais decotadas.
As 4 Melhores Marcas de Absorventes em 2018
3 Remédios Caseiros para Menstruação Prolongada