Como fazer um mapa mental: passo a passo
Como fazer um mapa mental?
Evite colocar frases longas nos mapas mentais, pois o objetivo das palavras-chaves e imagens-chaves são ativar nossa memória e não passar informação completa; 4º Cores: Para uma melhor facilidade de compreensão utilize cores nos mapas mentais, isso permitirá que nosso cérebro tenha mais atenção ao mapa mental.
Deixe seus livros em um local seco e arejado, que tenha uma boa circulação de ar e que não tenha umidade. Umidade em excesso facilita o surgimento de mofo que acaba com os livros. Evite guardar os seus livros inclinados, o ideal é que todos fiquem em posição vertical ou deitados e empilhados para que não se deformem.
Significado de Mapa substantivo masculino Desenho representativo de um país, uma região etc.; carta. Relação, rol, lista, catálogo.
São representações livres de pensamentos e observações que se dividem a partir de um conceito central. O objetivo é facilitar a compreensão e solução de problemas, melhorando a memorização e aumentando o aprendizado. O mapa mental pode ser simples ou elaborado, desenhado à mão ou no computador.
Tony Buzan
Um pouco de história: a origem dos mapas mentais. Tony Buzan, autor britânico e personalidade de TV, popularizou o termo “mapa mental” na década de 1970 em sua série de TV da BBC “Use Your Head” (Use sua cabeça, em tradução livre), e em seus livros, como “Mapas Mentais no Trabalho” e “Mapas Mentais Para Os Negócios.”.
Tony Buzan define o que é Mapa Mental como: Um recurso visual no qual uma ideia central se relaciona com ideias secundárias, terciárias e assim por diante. O objetivo é dispor o pensamento criativo de maneira organizada, auxiliando no gerenciamento das informações.
O mapa mental é constituído de “ramificações” onde sempre se parte de um elemento principal (palavra-chave) e é ligado à um subtópico. Depois de desenhar ou escrever qual é o assunto do mapa mental no centro do papel, conecte-o aos tópicos principais.