A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
Essa “produção de músculos” depende de um processo chamado síntese proteica. A síntese proteica ocorre após a sessão de treinamento, durante o período de recuperação. Por isso, o intervalo entre treinos para o mesmo grupo muscular deve ser prescrito corretamente e respeitado para otimizar o aumento da massa muscular.
O anabolismo refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso. Já o catabolismo é o conjunto de reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em moléculas menores. Esse processo geralmente fornece energia para o organismo.
Anabolismo: refere-se as reações químicas de síntese (produção) de nova matéria orgânica nós seres vivos. exemplo: síntese de proteína, ácidos graxos, hormônios entre outros. Catabolismo: refere-se as reações de decomposicao ou degradação. exemplo:«quebra» das proteínas do tecido muscular para se obter energia.
Resposta. Uma correção: reação anabólica é reação de síntese e reação catabólica é reação de degradação. ... Essa reação, a respiração celular, é uma reação catabólica, pois há a quebra de moléculas orgânicas produzindo moléculas menores.
E, quando falamos em manter ou melhorar o shape, tudo que não queremos é catabolizar, visto que este excesso de catabolismo de proteínas musculares pode gerar uma perda significativa na composição corporal dos praticantes de musculação e dos atletas.
Uma substância que promove o efeito do catabolismo é uma substância que leva a quebra de biomoléculas e a produção de energia, como é o caso do glucagon, um hormônio pancreático contrario a glicose.
Além de auxiliar na manutenção da glicose, o catabolismo auxilia na perda de gordura corporal, que é quebrada e convertida em energia. Entre os principais hormônios catabólicos estão a noradrenalina, a adrenalina, o cortisol e o glucagon.
De forma geral, quando acontece a perda de peso não intencional e sem motivos aparentes, pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.