Bases fortes: bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2); Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação.
Definição. ... Assim como os ácidos, a definição de substâncias básicas, também foi realizada pelo Físico-Químico Svante August Arrhenius (1859-1927), que caracterizou compostos básicos como aqueles que em solução aquosa dissociam-se liberando o ânion hidroxila .
As principais características dos ácidos são as seguintes: Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade, pois se desdobram em íons; Os ácidos possuem sabor azedo. ... Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água.
Nós iremos diferenciar essas substâncias de acordo com o que ela irá liberar em água. Um ácido será toda espécie química que sobre ionização liberando como único cátion o H+ em meio aquoso. Já as bases, sofrem dissociação liberando como único ânion o OH-.
Explicação: Através do PH é simples. O PH vai de 1 a 14 numa escala "dividida" em dois. A primeira vai do 1 ao 6, que indica que a solução é acida. E a segunda, que vai do 8 ao 14, indicando que a solução é básica.