Cocção de assados: os alimentos são cozidos diretamente no fogo, utilizando geralmente carnes com alto teor de gordura pelo fato de suportarem altas temperaturas sem queimar.
Verificado por especialistas Os assados eram feitos em panelas de barro enquanto os grelhados eram feitos diretamente no fogo ou com uma distância mínima entre o fogo utilizando algo para dar esse espaçamento .
A salga é uma técnica bastante antiga, tendo sido usada pelos romanos para conservar alimentos como peixes, azeitonas, camarões e queijos. Essa técnica é feita à base de sal, uma substância que tem a capacidade de absorver umidade e, por isso, é muito eficiente para aumentar a durabilidade de alimentos.
A adição de sal sobre irá absorver a água dos fungos e do alimento, inviabilizando a sua vida. O sal é um composto capaz de atrair a água, com a remoção da água, tanto do alimento como dos micro-organismos que estão sobre ele, há a conservação dos nutrientes, pois não haverá decomposição natural do alimento.
Resposta. Porquê o sal reduz a atividade de água existente na carne, fazendo assim que micro-organismos não consigam sobreviver, já que os mesmos necessitam de água nos alimentos para viverem.
Por que conservar os alimentos? A população na Terra supera a demanda de alimentos e sem ela o ser humano não sobrevive. ... Além disso, a conservação correta destrói bactérias e enzimas. Isso não só evitará doenças alimentares, como também prolongará o “tempo de prateleira” de um produto.
VANTAGENS: Preserva grande parte do valor nutritivo e organoléptico dos alimentos. DESVANTAGENS: Não elimina os microrganismos, nem a acção nociva das toxinas, pelo que sempre que a temperatura se torne favorável retomam a actividade. Compreender a importância da conservação de alimentos, nomeadamente a refrigeração.
REFRIGERAÇÃO NOS VEGETAIS a refrigeração permite reduzir a velocidade de certos processos fisiológicos como a respiração, a transpiração e o amadurecimento de frutas aumentando assim o período de armazenamento destes produtos intensidade e amplitude característica para cada um deles.
A diferença entre a refrigeração e o congelamento reside no grau de abaixamento da temperatura utilizado para a preservação do alimento. Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C.
Os principais processos de congelamento de alimentos utilizados industrialmente, principalmente para carnes, são: congelamento com ar imóvel, congelamento em placas, com circulação forçada de ar, congelamento por imersão ou aspersão de líquidos e congelamento criogênico [20].
O congelamento lento demora de 3 a 12 horas para ocorrer, vai havendo um decréscimo na temperatura gradativamente. ... No congelamento rápido o alimento é submetido a um abaixamento muito brusco de temperatura, e a água presente nos espaços intracelulares congela-se rapidamente.
Temperatura de Transporte e Recebimento de Alimentos
Nas carnes, por exemplo, o congelamento afeta consideravelmente o conteúdo de proteínas. Reduz grandemente ou paralisa os efeitos destrutivos de microrganismos e enzimas. Quanto mais rápido o alimento é congelado, maior é a perda de nutrientes no degelo.