A maioria das cidades-estados eram controladas por Obas (ou soberanos reais com vários títulos individuais) e os conselhos compostos de Oloyes, reconhecidos líderes reais, nobre e, muitas vezes, até mesmo de origem comum, que se juntaram a eles em governar sobre os reinos através de uma série de alianças e cultos.
De acordo com a crença iorubá, o mundo começou no Ilê-Ifê quando o orixá Obatalá comunicou ao deus supremo, Olodumaré, o seu desejo de criar a Terra, chamada de Ilê Aiyê.
Significado de Iorubá substantivo masculino e feminino Povo africano, do Sudoeste da República Federativa da Nigéria, trazido ao Brasil para ser escravizado, em território brasileiro foi designado como povo nagô. [Etnologia] Pessoa que pertence a esse povo, ao povo nagô.
Odudua (em iorubá: Odùduwà) é uma das divindades primordiais iorubás. Ela representa a divinização da terra e é considerada, ao lado de Obatalá (a representação divinizada do céu), como a casal primordial e propulsor da criação. ... O nome Odudua pode ser traduzido como "a cabaça de onde jorrou a vida".
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos.
O jogo de adivinhação do culto de Obatala Os sacerdotes usam o Eerindinlogun ou “OOSA” para consultar as pessoas para ajudar a orientação em suas vidas. A palavra “OOSA” é a abreviação de “Oosaala”. Foi Obatalá quem escolheu os dia de culto para cada. Estes dias são Ose OOSA, Ose Awo, , Ose Ogun, Ose Jakuta”.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.