O sistema auxilia o condutor a manobrar o veículo. Se o motor estiver desligado ou o sistema da direcção assistida ficar sem funcionar, o veículo continuará a ter direcção, mas esta exigirá um maior esforço de comando por parte do condutor.
Luz EPS – Direção elétrica Acende ao ligar o carro e depois apaga. Quando permanece acesa, a luz EPS indica que há um problema na direção elétrica do veículo. Antes que a dirigibilidade seja afetada, leve o carro ao mecânico.
O i30 é um modelo compacto da Hyundai, fabricado fora do Brasil, na Coreia, já é oferecido ao mercado desde abril de 2009.
A luz indicadora ON/OFF do airbag dianteiro do passageiro ilumina-se durante perto de 4 segundos quando se coloca o interruptor da ignição na posição ON. Nunca permita que um passageiro adulto viaje no banco da frente, se a luz indicadora OFF do respetivo airbag estiver iluminada.
Desativação do airbag do banco do passageiro da frente Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Introduza a chave no cilindro e rode-a para a posição "OFF". A luz do indicador "OFF" acende (apenas quando o interruptor do motor está na posição "ON".)
Procedimento para apagar a luz do air bag – reset. Ligar a chave de ignição. Antes que a luz do air bag se acenda, voltar a chave para posição stop. Repetir esse procedimento por quatro vezes, na quinta vez, antes que a luz do air bag se acenda, efetuar a partida do motor.
A luz do airbag acesa pode indicar falha nos conectores do dispositivo ao sistema elétrico do veículo, presos sob o painel ou embaixo dos bancos dianteiros, onde limpeza com aspirador ou ajuste do assento, podem tensionar ou mesmo soltar o contato.
1. A desaceleração brusca do carro ativa o dispositivo de airbag. Munida de sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás – o responsável por inflar a bolsa.
Considerando que o valor médio de veículos populares está em torno de R$ 40 mil e o custo do airbag fica na faixa de R$ 4 mil, ele representa “apenas” 10% do valor total. Porém, acidentes graves, como em casos de colisão frontal, componentes como o eixo e a longarina também sofrem danos consideráveis.
Para isso, basta girar a chave ou apertar o botão de partida: a luz do airbag (assim como outras do quadro de instrumentos) acenderá e, depois de até 6 segundos, vai se apagar. Se ela permanecer acesa ou se mantiver apagada, é sinal de algo está errado.
O multímetro não tem potência para estourar a bolsa. Ou seja, você pode medir a resistência elétrica das bolsas de airbag com o multímetro, sem receio de explodir a bolsa.
Na maioria das vezes, acionar o airbag não dá perda total no seguro auto. Para que um carro tenha um sinistro considerado como perda total é necessário que o valor dos custos para reparo seja acima de 75% do valor do veículo, segundo a Tabela Fipe (tabela que expressa preços médios de veículos no mercado nacional).
É importante destacar que os airbags não podem ser restaurados: se houve a deflagração da bolsa, todo o componente deve ser substituído.
300 km/h
Se for identificado que o airbag abriu em decorrência de falha mecânica não haverá cobertura por meio do seguro. Neste caso, se o veículo estiver dentro da garantia, deve-se buscar o fabricante para fazer os reparos sem ônus ao proprietário.
O airbag do passageiro apenas pode ser ativado ou desativado quando o veículo está parado com a ignição desligada. Para ajustar o estado do «airbag» à posição do interruptor, desligue e volte a ligar a ignição.
Os airbags laterais têm a função de proteger o tronco dos ocupantes de lesões geradas pela invasão da coluna B em caso de impacto lateral. Esse item faz com que ombros, costelas, braços e até a cabeça fiquem menos expostos em caso de batida.
O airbag de cortina surgiu alguns anos depois do lateral. Seu desenvolvimento foi pensado exclusivamente para proteger a cabeça dos ocupantes do carro. Ele funciona como uma cortina que desce do teto do carro. Além das colisões laterais, ele também é muito importante em caso de capotamento.
O airbag duplo é acionado tanto para o motorista, quanto para o passageiro da frente, e evitam que eles batam no painel e no vidro dianteiros.
Tem se tornado bastante comuns. Airbags de cortina – Mais raro, o airbag de cortina cobre a área das janelas impedindo que estilhaços atinjam os ocupantes. Airbags de joelho – Pouco comuns, eles ficam localizados abaixo do volante e impedem ferimentos nas pernas.
Os tipos de airbags atuais
Conheça abaixo quais são os carros mais seguros do Brasil de acordo com a Latin NCAP:
Tiguan