Isso porque a Lei determinou novas formas de exploração dos portos organizados, como os Terminais Portuários Privados (TUPs), Estações de Transbordo de Carga (ETCs), Instalações Portuárias de Turismo (IPTs) e Instalações Portuárias de Pequeno Porte (IP4).
O Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias. Temos portos ao longo da nossa costa e no interior do país utilizando nossas extensas bacias hidrográficas. Pode não parecer, mas existem 76 terminais no interior, fora da costa litorânea.
Confira o ranking dos 10 maiores portos do mundo:
02 de fevereiro de 1892
Em 12 de julho de 1888, pelo Decreto nº 9.
Codesp
O maior porto da América Latina tem uma deficiência secular na gestão da dragagem, o que prejudica a competitividade dos exportadores e a rentabilidade dos terminais portuários. Mais uma vez, um navio colidiu com o fundo do estuário em Santos.
O Complexo Portuário de Santos é o conjunto de terminais voltados à armazenagem e movimentação de cargas e passageiros instalados ao longo do estuário de Santos, limite natural entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão – constituindo o maior porto da América Latina.
16 km
O Porto de Santos, maior porto da América Latina e responsável pela maior parte do comércio internacional brasileiro, vem sofrendo dificuldades com a expansão do fluxo de mercadorias, em grande parte, pela falta de infraestrutura da malha logística de acesso.
Entre os principais produtos movimentados pela Allog no Porto de Santos destacam-se os gêneros alimentícios, cerâmica, madeira, glicerina, produtos químicos, maquinários, peças e equipamentos.
Que se encontra em um estuário, ponto onde o rio desemboca (foz). Etimologia (origem da palavra estuarino). Estuário + ino.
Dentre eles está o porto de Santos: o maior complexo portuário da América Latina, responsável pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário santista deu início às suas atividades ainda no ano de 1892 e hoje faz parte do seleto grupo dos principais portos do mundo.
Hoje, o porto representa cerca de 95% da corrente de comércio exterior que passa pelo País e movimenta, em média, 293 bilhões anualmente, o que representa 14,2% do PIB brasileiro. Hoje, 100% das cargas do agronegócio são escoadas pelos portos.
Muito praticadas no Brasil, essas atividades contribuem para que o país consiga mais espaço na balança comercial e estimulam a comunicação internacional entre mercados. Nesse contexto, os portos desempenham papel de forte destaque, pois são os navios que realizam a maior parte das transações.
Os interessados em conhecer o Porto de Santos, que celebra 125 anos nesta quinta-feira (2), podem visitá-lo por meio de um passeio gratuito de escuna até as 18h20. O embarque ocorre na Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia. Interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência para retirar o ingresso.
O setor portuário gera mais de 120 mil empregos diretos e indiretos e investiu mais de R$ 10 bilhões em melhorias no último ano. Os números ilustram um pouco da importância do setor portuário para a economia do Brasil.
Como parte do processo de globalização, podem promover a integração entre “nações” e seus diferentes bens. Pela grande capacidade de volume, os portos podem ser considerados indutores do crescimento econômico. Zonas portuárias apresentam grande importância na manutenção da balança comercial de um país.
Cidades portuárias: são cidades que exercem uma importante função na economia do país ao qual pertencem, pois são a partir delas que a maior parte das exportações e importações acontecem, graças à estrutura de seu porto, utilizado para carga e descarga de mercadorias.