Carvão ativado é outra tentativa feita pelos motoristas. O carvão absorve as moléculas do álcool, mas não em quantidade suficiente para burlar o teste, portanto, mais uma teoria que pode ser considerada falha. Inspirar e expirar o ar diversas vezes foi também testado.
Uma taça de vinho de 250 ml demora até quatro horas para ser eliminada. Uma dose de uísque, que tem muito mais álcool, demora mais tempo. Depois de uma ingestão maior, o mais seguro é esperar 24 horas antes de dirigir.
De maneira geral, em um homem de 70 kg, que toma uma lata de cerveja, ou um copo de vinho, ou uma dose de aguardente, os níveis sanguíneos de álcool vão se elevando de 15 minutos até 1 hora, quando atingirão o pico máximo.
De acordo com a publicação britânica Metro UK, e com um estudo realizado pelo sistema de saúde britânico (NHS), o tempo médio para o corpo decompor o álcool presente em 250 mililitros de vinho, é de três horas. Já para digerir uma caneca de cerveja, o organismo leva até duas horas.
Se for a um restaurante provavelmente vão te servir uma taça de 125ml, com 1,5 unidades de álcool. Mas a real é que em casa enchemos muito mais, totalizando uma taça de 250 ml, que contêm 3 unidades, ou seja, 30ml de álcool puro na bebida.
Em especial, existe o “Beber Pesado Episódico” (BPE), que é definido pela OMS como o consumo de 60 g ou mais de álcool puro (cerca de 4 doses) em pelo menos uma ocasião, no último mês.
Um remédio natural para parar de beber é o Anti-Álcool, um remédio homeopático à base da planta amazônica Spiritus Glandium Quercus, que diminui o desejo de beber, pois provoca efeitos colaterais severos como dores de cabeça, náuseas ou vômitos no indivíduo, quando ingerido juntamente com álcool.