O filtro ultravioleta funciona matando as algas verdes que estão em suspensão (água verde) e também acaba esterilizando a água do aquário de água doce ou salgada ou lago, diminuindo bastante a infestação por parasitas nos peixes.
Elas são classificadas, principalmente, de acordo com os pigmentos que possuem e substâncias que armazenam. As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.
Dose fosfato no seu aquário: A maneira mais eficiente para se combater uma infestação de algas verdes, é dosar fosfato. Ao acrescentarmos esse elemento no aquário, as plantas vão se desenvolver com mais facilidade, além de consumir muito mais o nitrato que está na água.
Encontre um lugar com muita luz solar.
Em uma fazenda marinha de um hectare e com trabalho de cinco pessoas, a produção pode chegar a 20 mil quilos de alga seca por ciclo. No ano, dependendo da região, podem ocorrer de cinco a nove ciclos. Para o cultivo, o produtor precisa de sistemas flutuantes, como as balsas utilizadas na produção de ostras e mexilhões.
A produção do nori utiliza de uma técnica avançada de agricultura. De modo a ser feita em pequenas e grandes “fazendas” à beira do mar, tudo isso utilizando de redes suspensas na superfície da água, estes locais são justamente onde a alga Porphyra cresce.
O Nori nada mais é que uma folha fina e seca realizada com a desidratação de algas comestíveis da espécie Porphyra (Alga Vermelhas), produzidas a partir de técnicas avançadas de agricultura em fazendas à beira do mar, através de redes suspensas na superfície da água.
nori
1- Coloque uma folha de alga com o lado áspero para cima sobre a esteira de sushi. 2- Espalhe uma bola de arroz para sushi em cima da alga. O arroz deve cobrir uniformemente.
A maior parte das algas secas deve ser umedecida antes de comer. A nori é uma exceção. Molhe a alga seca em uma bacia grande com água morna até ela ficar macia. A maior parte das algas só precisa de alguns minutos para ficar macia e a dulse fica macia tão rápido que você só precisa passar água morna nela.
O primeiro passo para preparar algas marinhas, que geralmente são vendidas desidratadas, é colocá-las num recipiente com água. Depois de alguns minutos, as algas podem ser usadas cruas na salada, ou cozidas na sopa, no refogado do feijão e até na torta de legumes.
GUARDANDO O PACOTE DE ALGA: embale o pacote dando algumas voltas com filme plástico, retirando o máximo de ar que conseguir, e depois leve ao freezer! Lá a alga se mantém crocante por um bom tempo, mais que na geladeira.
Como cozinhar a alga Wakame?
Coloque a alga sob o sol em camadas finas por vários dias. Evite o mofo virando-as com frequência. O processo de secagem pode demorar até um mês nas áreas mais úmidas.
As algas podem ser consumidas em saladas, sopas, sucos ou no sushi. Quando não se gosta do sabor das algas marinhas, é possível ter todos os seus benefícios em cápsulas, sendo também utilizadas como suplemento alimentar.
A alga Wakame e os seus benefícios para a pele, para a saúde e para a nutrição são amplamente conhecidos. É ideal para perder peso, baixar os níveis de colesterol, regular as hormonas, fortalecer os ossos, manter o equilíbrio da pele e elevar os níveis de energia.
Elas também ajudam na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele e capilar. Elas são algas ricas em nutrientes, como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro; além disso, as algas marinhas também contêm vitamina K, que é anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.
A Kombu também auxilia na digestão e no adequado funcionamento do intestino. Isso porque possui fibras que não são digeridas no intestino e que, por consequência, aumentam a sensação de saciedade. Devido aos altos níveis de aminoácidos essenciais, que respondem pelo gosto umami, também é fonte de proteínas.
Como as outras algas, as kombu são vendidas secas. Coloque um pedacinho bem pequeno (tirinha de 1 ou 2 cm) desta alga ou na água do molho, ou diretamente nas sopas e preparações. Pode tentar rasgá-las ou cortá-las com uma tesoura. Seu sabor, embora suave, pode não agradar a todos.
Para a demolhagem das algas Wakame ou Kombu, utiliza-se um litro de água para um pacote de alga (40g). Para a alga Nori, este processo é mais simples, sendo dispensável a demolhagem prolongada. Neste caso reidrata-se a porção de alga (uma folha picada em pedaços pequenos) em aproximadamente 100 ml de água.
As algas podem ser aquáticas, como as marinhas – as mais comuns – mas algumas podem se desenvolver no solo ou mesmo nas árvores. As variedades comestíveis, em geral, vêm do mar, e podem ter cores variadas, como vermelho, verde escuro e castanho.
Hidrate 50 g de kombu desidratada em 1 litro de água fria. Reserve por 1 hora. Escorra.
Plantas e algas que ajudam a emagrecer
Além de diminuir a vontade de comer doce, a bala de algas ainda ajuda a manter a pele esticadinha. O produto não precisa de receita para ser adquirido. A especialista recomenda consumir até três unidades por dia, sempre meia hora antes das refeições.